Notícias

 
 
Picture of Admin Moodle
Jardins de infância do Agrupamento Cândido Figueiredo (AETCF) vencem o concurso nacional de programação "Criar com Scratch"
by Admin Moodle - Wednesday, 8 July 2020, 10:41 AM
 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e telefone

Jardins de infância do concelho de Tondela vencem o concurso nacional de programação "Criar com Scratch"

Os Jardins de Infância de São Miguel do Outeiro e Molelos venceram o concurso nacional de programação "Criar com Scratch", arrecadando o 1.º e 2.º lugares.
O concurso nacional de programação “Criar com Scratch!” é uma iniciativa promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTICESE/IPS), através do seu projeto EDUSCRATCH, em parceria a Direção-Geral da Educação (DGE) do Ministério da Educação, com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal e com Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
O Jardim de Infância de São Miguel do Outeiro ficou em 1.º lugar e o Jardim de Infância de Molelos o 2.º lugar no concurso. O projeto esteve sob orientação da professora de Robótica Patrícia Marques, onde foram convidados a participar os alunos mais velhos dos Jardins de Infância, com a colaboração das respetivas educadoras.
Sublinhe-se que quando programam, as crianças divertem-se, aprendem, dedicam-se e estão motivadas, sendo confrontadas e desafiadas a encontrar soluções para problemas.
Assim, de uma forma muito mais positiva, desenvolvem competências cognitivas, o pensamento computacional, a criatividade, a concentração, a persistência e a resolução de problemas - as chamadas “soft skills”, sempre num sentido de organização e trabalho de equipa, usando a programação e a tecnologia para resolver problemas do seu quotidiano.
É evidente que a escola não pode ignorar este desafio, uma vez que as competências digitais são da máxima importância como elementos transversais na formação dos jovens, numa altura em que se promove o sucesso escolar e se lançam as aprendizagens essenciais e um novo currículo na área das TIC.
Por isso, o Município de Tondela aposta na transversalidade de competências, na resolução de problemas, no pensamento computacional e capacidades de “coding” e programação, conduzindo a que essas mesmas competências, num futuro próximo.
Num Município onde o desenvolvimento industrial são apostas ganhas, o empenho no desenvolvimento tecnológico dos seus cidadãos, das suas crianças e das suas competências, é apostar num futuro de empregabilidade garantida e capacitação tecnológica dos seus munícipes, para que amanhã sejam eles próprios a mão de obra altamente especializada que será necessária para uma sociedade de progresso e desenvolvida, crucial para o desenvolvimento do concelho de Tondela.
Recorde-se que o projeto “Artes Vivas” do qual faz parte a área da Robótica e do Xadrez, dinamizado pelo Município de Tondela, em parceria com a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, é cofinanciado pela União Europeia através de Fundos Sociais Europeus.

Fonte Município de Tondela