Notícias

 
 
Picture of AETCF
IX Seminário de Educação Especial - “Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Um Desafio à Escola Inclusiva”
by AETCF - Tuesday, 18 November 2014, 11:33 AM
 

A Educação para Todos numa Escola Inclusiva, é uma perspetiva hoje amplamente reconhecida, nomeadamente no nosso país. Um marco decisivo no seu reconhecimento ativo foi a Conferência Mundial da Educação para Todos, em 1990, na Tailândia, após a qual a UNESCO (1994) avança com a Declaração de Salamanca onde, para além de redefinir o conceito de Necessidades Educativas Especiais, avança com o conceito de Escola Inclusiva.

Com a noção de Escolas Inclusivas surge a necessidade de desenvolver um projeto coerente, ancorado numa pedagogia centrada na criança, capaz de acolher e educar todas, incluindo aquelas que são gravemente desfavorecidas.

Parte-se, pois, do princípio fundamental de que todos os alunos de uma comunidade educativa devem aprender juntos, na medida do possível, quaisquer que sejam as suas competências e/ou as suas dificuldades.

As crianças com Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE) são crianças com Necessidades Educativas Especiais que internacionalmente são enquadradas nos serviços de Educação Especial, tendo deste modo direito a programas educacionais individualizados que refletem as suas características e necessidades.

No entanto, este não parece ser o caso no nosso país, onde a legislação não contempla esta categoria e, em consequência, as crianças que têm DAE são ignoradas, ficando frequentemente entregues a um insucesso escolar total que não é combatido por uma escola que quer ser Inclusiva.

Com a preocupação de contribuir para a compreensão das DAE, ao longo da nossa comunicação iremos procurar abordar alguns aspetos gerais relacionados com este tipo de população com Necessidades Educativas Especiais, bem como a algumas referências no que diz respeito à intervenção.

A presente comunicação pretende assim ser mais um contributo para que se concretize um direito das crianças com DAE, que é o de terem acesso às escolas regulares que se adequam a elas e que vão ao encontro das suas necessidades através de uma pedagogia centrada nas crianças.

 

 

Preletor: Prof. Dr. Vítor Cruz

Licenciado em Educação Especial e Reabilitação, mestre em Educação Especial e doutorado na especialidade de Educação Especial e Reabilitação. Professor Auxiliar do Departamento de Educação e Humanidades da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa. Consultor para a área das Dificuldades de Aprendizagem no Centro para as Perturbações do Desenvolvimento PIN (Progresso Infantil).

 

Data: 22 de novembro de 2014

Horário: das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 16:30


Local: Auditório Municipal de Tondela

Público-alvo: Docentes, Psicólogos e outros técnicos.

Dinamização: Grupo disciplinas de educação especial do agrupamento de escolas de Tondela Cândido de Figueiredo


Inscrições online até 17 de novembro de 2014 (clique aqui para inscrição)

Valor da inscrição: 5 Euros

Modalidades de pagamento:

  • Transferência bancária através do NIB 0035 0816 00019903430 11
  • Via CTT, para:

Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo

Rua António Quadros n.º 9, 3460-521 Tondela

  • Pessoalmente, na secretaria da escola sede do agrupamento.

 

Nota: As inscrições serão aceites por ordem de chegada, limitadas à capacidade do auditório (150 lugares) e apenas serão validadas após pagamento e envio/entrega do respetivo comprovativo, com nome completo e contacto, através do e-mail aetondela.tesouraria@gmail ou através dos CTT para a morada acima referida. O recibo será entregue no dia do seminário.