Notícias

 
 
Fotografia de AETCF
Projeto "Em busca do barro perdido para projetar o futuro" passou à 2ª fase da 11ª do Prémio Fundação Ilídio Pinho
por AETCF - Terça, 25 Março 2014, 21:28
 
Visando incentivar a conceção de projetos multidisciplinares cujas ideias tenham potencial valor económico e utilidade pública, a Fundação Ilídio Pinho, em parceria com os Ministérios da Educação e Ciência e Ministério da Economia, está a promover a 11.ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola”, este ano subordinada ao tema“Ciência e Tecnologia para a rentabilização dos Recursos Naturais”.
 
É neste contexto, que os alunos e professores do 6º A, em articulação com a equipa da biblioteca escolar, vão desenvolver o  Projeto " Em busca do barro perdido para projetar o futuro", coordenado pela professora Fernanda Martins, de modo a dar a conhecer este recurso (argila), para poderem valorizar, um recurso existente na sua região, doado pela Natureza e que os alunos precisam de conhecer, para valorizarem e usarem, respeitando os direitos dos cidadãos e não comprometendo a Natureza, nem as gerações futuras.
 
Com este projeto, pretende-se ajudar a despertar a consciência dos alunos,para a descoberta do meio que os rodeia, a importância da ciência e da responsabilidade que lhes cabe, em utilizar bem os recursos naturais, criando um mundo sustentável e potenciador da economia local e nacional.
 
A metodologia base da aprendizagem é o aprender-fazendo, em que o aluno constrói a aprendizagem através da prática. Para isso pretende-se que os alunos obtenham informação, selecionem, planeiem, trabalhem em grupo,executem e avaliem.