Notícias

 
 
Picture of Admin Moodle
A Escola Secundária de Molelos em Oleiros, na Corunha
by Admin Moodle - Thursday, 31 October 2019, 5:07 AM
 

molelos1.jpg

Decorreu entre os dias 6 e 12 de outubro, em Oleiros, na Corunha, o V encontro do projecto  “ERASMUS + PANTAREI”.

Três docentes (Dulce Fernandes, Manuela Matos e Patrícia Fernandes)e cinco alunas (Ana Leonor Pinheiro, Bruna Pinho, Daniela Oliveira, Margarida Rodrigues e Sofia Oliveira)  da Escola Secundária de Molelos, do AE Tondela Cândido de Figueiredo deslocaram-se à vila de Oleiros, na Corunha, para uma semana de muitas aprendizagens académicas, culturais e relacionais, num contexto diferente que, certamente, jamais esquecerão.

A vivência desta semana com alunos e professores dos cinco países parceiros (Portugal, Espanha, Chipre, Hungria e Itália) pautou-se por encontros de trabalho, visitas culturais e momentos de lazer e de confraternização. Logo no primeiro dia, o grupo foi recebido primeiramente pelo director do IE Secundaria de Miraflores e, seguidamente, ao som de gaitas de foles no “ayuntamiento” de Oleiros pela representante da educação. À tarde, seguiu-se uma aula de surf na magnífica praia de Betanzos. O segundo dia, chuvoso por sinal, foi passado na Corunha, com visitas aos museus (Casa de los Peces e Casa del Hombre) e às ruas pitorescas da cidade, com especial destaque para as suas galerias típicas e para o seu centro histórico (Plaza María Pita). Na quarta-feira, após a reunião de trabalho, os alunos visitaram uma fábrica de churros, enquanto os docentes tiveram a oportunidade de visitar durante duas horas, com visita guiada, o “Mundo Inditex”, sede do império criado pelo corunhês Amancio Ortega. No dia dez, quinta-feira, o grupo pode vivenciar uma experiência bastante enriquecedora quer para crentes quer para agnósticos: percorremos os 11 km finais do Caminho de Santiago, desde Lavacolla até à Plaza de Obradoiro, vivenciando o espírito de peregrino e disfrutando das magníficas paisagens. Seguidamente, realizámos uma visita aos locais mais emblemáticos da cidade (catedral e ruas envolventes). Por fim, na sexta-feira, os alunos terminaram os trabalhos a apresentar, enquanto os docentes, em mais uma reunião de trabalho, fizeram um balanço da semana de trabalho e prepararam já o próximo encontro (a realizar em abril de 2020, em Itália). Seguiu-se uma visita guiada à fábrica de cerâmica de Sargadelos, um dos ex-libris da região. O encontro terminou com um magnífico jantar de confraternização, onde se provaram magníficas iguarias da região e do país.

A vivência Erasmus é algo que não se explica,….. vive-se! Foi este o espírito desta semana, em que se aprende muito (para além dos “conhecimentos”), se constroem amizades, se conhecem países e culturas, se confraterniza e se contribuí para a formação integral dos alunos. Entre abraços de despedidas e lágrimas, regressámos a Molelos mais ricas e felizes.

Ver no Jornal Online Pingos Online sobre A escola Secundária de Molelos em Oleiros, na Corunha