Notícias

 
 
Picture of Admin Moodle
Curso Profissional em Animação de Turismo da Escola Secundária de Molelos (11ºano) promove encontro ativo entre entidades e gerações.
by Admin Moodle - Monday, 2 December 2019, 4:55 AM
 

image 4.png

À semelhança do ano letivo transato, esteve presente na Escola Secundária de Molelos, a equipa responsável pelos projetos que o município desenvolve, através da Divisão de Desporto, no âmbito do envelhecimento ativo e saudável, tema abordado nas aulas de Geografia e pertinente no contexto do Turismo Inclusivo.

Os conteúdos programáticos das disciplinas foram o mote para uma tarde de verdadeira partilha e reciprocidade entre todos os participantes no evento.

No auditório da Escola Secundária de Molelos os alunos do 10º e 11ºano do Curso Profissional em Animação de Turismo proporcionaram momentos musicais aos visitantes e assistiram a uma apresentação do PROGRAMA MUNICIPAL «SAÚDE EM DIA». Deslocaram-se à escola o responsável da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Tondela, duas enfermeiras, um técnico desportivo e cerca de vinte idosos que integram o programa.

Os alunos foram convidados a experimentar as várias valências do programa: medição da massa corporal, glicémia… e participaram num momento de demonstração de exercício físico conjunto.

O evento culminou com um lanche convívio totalmente confecionados pelos alunos e entrega de lembranças aos participantes delicadamente elaboradas pelos alunos com medidas de suporte à aprendizagem e  à inclusão.

Salienta-se que o programa «Centro Municipal de Exercício Físico - Saúde e Bem-Estar», pretende Combater o Sedentarismo e a inatividade física; criar hábitos de vida saudáveis; promover um envelhecimento mais ativo e saudável. Pela sua importante abrangência social e comunitária, o Programa tem obtido as melhores referências elogiosas, através de Instituições locais, regionais, nacionais e a nível internacional, com a inclusão no relatório Europeu CHRODIS, bem como, a posterior seleção do Programa “Up-To-Date – Running and Walking Center inTondela” para representar Portugal em Ispra-Itália.

O Programa «Saúde em Dia - Centro Municipal de Exercício Físico Saúde e Bem Estar», é gerido pelo Município de Tondela e possui uma vasta rede de parcerias. Desenvolve-se em todas as Freguesias do Concelho e conta com 88 projetos, onde se incluem 6 projetos ligados diretamente às Unidades de Saúde do Concelho destinados, essencialmente, a cidadãos com patologias de saúde encaminhados pelo Médico de Família. Os projetos envolvem, em 2019, mais de 1.600 pessoas, em exercício físico regular e tecnicamente acompanhado sendo, na sua maioria, utentes com mais de 55 anos de idade.

Em outubro de 2019 o Município iniciou mais um projeto de exercício físico para a saúde, destinado a diabéticos tipo2, sob coordenação da Direção Geral de Saúde. Este programa comunitário é implementado numa parceria entre a Câmara Municipal de Tondela, o ACES-Dão Lafões, a USF-Unidade de Saúde Familiar de Tondela-Extensão de Saúde de Molelos, a AEFDT-Associação de Educação Física e Desporto de Tondela e o CAM-Clube Atlético de Molelos. As sessões de exercício decorrem às 2ªs, 4ªs e 6ªs feiras, de manhã, no Pavilhão Desportivo de Molelos e são monitorizadas por profissionais do exercício físico e por Enfermeiras. As inscrições estão abertas até 31 de dezembro de 2019, através de referenciação dos Médicos de família das Unidades de Saúde aderentes. A participação é gratuita.

A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do nosso país (existem cerca de 1 milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal) e a atividade física é um dos pilares do tratamento - melhorando o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular, e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida. 

As professoras, Elisa Coelho e Carla Filipe

Ver no Jornal Online Pingos Online mais sobre Curso Profissional em Animação de Turismo da Escola Secundária de Molelos (11ºano) promovem encontro ativo entre entidades e gerações.