Notícias

 
 
Fotografia de AETCF
Dia da Filosofia
por AETCF - Terça, 25 Novembro 2014, 09:02
 

O grupo disciplinar de Filosofia, dinamizou o dia internacional da Filosofia no dia 20 de Novembro. Este dia é assinalado por recomendação da Unesco, desde 2002. Com este dia pretende -se promover a importância da reflexão filosófica e destacar o valor da filosofia para as nossas vidas quotidianas: “a filosofia é uma disciplina que estimula o pensamento crítico e autónomo e é capaz de trabalhar para uma melhor compreensão do mundo e da promoção da tolerância e da paz”.

As atividades decorreram nas escolas do Agrupamento, nomeadamente com os alunos do Jardim de Infância da Lajeosa do Dão – sessão de Filosofia para Crianças.

As atividades foram muitas: sessão de esclarecimento sobre “Como melhorar o cérebro?”, afixação de frases filosóficas, desafios lógicos, fotografias, animação/decoração das bibliotecas, etc

Gostaríamos de salientar o entusiasmo e a motivação de todos aqueles que participaram.

Começando pelos mais pequeninos, assinalamos o espírito crítico e criativo com que interpretaram a história que lhes contamos, revelaram-se uns verdadeiros filósofozinhos.

Quanto aos alunos da Escola Secundária de Molelos, alunos da disciplina de Filosofia, participaram de forma diversa, mas com empenhamento revelador de uma atitude reflexiva sobre o mundo que os rodeia.

É de salientar, que decidimos pela comemoração deste dia, respondendo ao apelo da Declaração de Paris em Prol da Filosofia emanado das Jornadas Internacionais de Estudo, organizadas pelo UNESCO, em fevereiro de 1995, em Paris.

Reafirmamos que a educação filosófica, formando espíritos livres e reflexivos, capazes de resistir às diversas formas de propaganda, de fanatismo, de exclusão e de intolerância, contribui para a paz e prepara cada um para assumir as suas responsabilidades perante as grandes interrogações contemporâneas, designadamente no domínio da ética.

 

  

Pelo grupo disciplinar de Filosofia

Ana Antunes