Forums

Search results: 7

Picture of AETCF
by AETCF - Wednesday, 26 April 2023, 5:10 PM
 

No dia 24 de abril decorreu, na Escola Secundária de Molelos, o "Dia Aberto à Ciência" com atividades, promovidas pelos grupos disciplinares do departamento de Matemática e Ciências Experimentais, pelos grupos disciplinares de Filosofia, Arte e Tecnologia, Geografia e pelo Clube Ciência Viva (dinamizadas por professores, alunos e outros intervenientes).

As atividades decorreram durante a tarde (14.00H às 17.00H) para alunos do 2º ciclo e, a partir das 19.00H, para toda a comunidade educativa (alunos, pais/familiares, professores, assistentes operacionais, funcionários administrativos e outros), culminando com uma observação astronómica: ao Sol durante o dia e aos astros durante a noite.

Atividades das 14:00 às 17:00

  • Laboratório de Biologia e Geologia
  • Laboratório de Física e Química
  • Laboratório de Cianotipia
  • Workshop "Hora do código"
  • Workshop "Robótica" 
  • Workshop "Construir um relógio de Sol"
  • Workshop "Armadilhas para vespas asiáticas"
  • Sala das emoções (Psicologia – Alunos do 12º ano)
  • Atividades na Biblioteca
  • Sala das Línguas
  • Sala das Expressões
  • Observação astronómica do Sol

Atividades a partir das 19:00

  • Laboratório de Física / Química
  • Laboratório de Biologia
  • Laboratório de Geologia
  • Bancada do Clube Ciência Viva
  • Mural do 25 de abril
  • Exposição de trabalhos de EVT (alunos do 5º ano)
  • Observação astronómica do Sol – 19.00 h
  • Palestra aplicação prática da trigonometria - 19:30
  • Palestra "História dos Relógios de Sol" - 20:30
  • Observação astronómica - 22:00
Picture of AETCF
by AETCF - Monday, 8 February 2021, 3:04 PM
 

The following search terms occur only in the HTML markup of this message: viva"

O Clube Ciência Viva participou no 1º Fórum Nacional de Clubes Ciência Viva na Escola (promovido pela DGE e pela Ciência Viva), no passado dia 23 de janeiro, com a apresentação de um stand virtual. Participou também no Catálogo Nacional da Rede de Clubes Ciência Viva, lançado no mesmo dia, com a apresentação de uma página onde se mostra uma parte do trabalho desenvolvido no âmbito do Clube. 

Link para aceder ao stand virtual:

https://clubescienciaviva.virtualarena.pt/space/atrio/centro-de-exposicoes/clubes/centro/clube-ciencia-viva-do-aetcf/

Ver vídeo (1) do  

Ver vídeo (2) do

 

Neste ano letivo o Cube Ciência Viva já proporcionou um conjunto de iniciativas, dirigidas aos alunos do 2º e 3º ciclos e do ensino secundário, nomeadamente, um conjunto de workshops e palestras dinamizados pelos Centros de Ciência Viva parceiros (Exploratório, Planetário do Porto e Rómulo). Proporcionou também uma Observação Astronómica, a partir do Planetário do Porto que foi aberta a toda a comunidade educativa.

A coordenadora do Clube Ciência Viva,

Catarina Costa

 

Picture of AETCF
by AETCF - Friday, 29 January 2021, 4:41 PM
 

No âmbito do Clube Ciência Viva os alunos do 9º e 11º anos da Escola Secundária de Molelos prepararam e realizaram a gravação de atividades práticas/experimentais: uma preparação microscópica e apresentação da estrutura do ADN.

Picture of AETCF
by AETCF - Friday, 31 July 2020, 10:07 AM
 

A12.JPG

(Carregar na imagem)

 

Os alunos do Clube Ciência Viva na Escola desenvolveram, ao longo do ano, várias atividades entre as quais, trabalhos práticos que se focaram em duas temáticas: Astronomia e Tabela Periódica dos Elementos Químicos.

Estas fotos ilustram alguns desses trabalhos práticos elaborados pelos alunos do Clube e também por outros alunos do 3º ciclo no âmbito do Clube Ciência Viva.

 

Picture of AETCF
by AETCF - Wednesday, 26 February 2020, 3:28 PM
 

No âmbito do Clube Ciência Viva na Escola, decorreu no passado dia 14 de fevereiro de 2020, na Escola Secundária de Molelos, um Workshop subordinado ao tema “Astronomia”. Esta atividade foi dinamizada pelo Centro Ciência Viva de Coimbra - Exploratório, e foi dirigida aos alunos do 7º ano e aos alunos do Clube Ciência Viva na Escola.

Os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver atividades práticas no âmbito de diversas temáticas, nomeadamente constelações e sua história; representação das dimensões dos planetas e distâncias entre eles; fases da Lua; eclipses e forças gravíticas.

Os alunos foram bastante recetivos às atividades, tendo demonstrado grande entusiasmo e empenho no seu desenvolvimento e execução.

A Coordenadora do Clube Ciência Viva na Escola

Catarina Costa

Ver vídeo:    

Ver noticia no Jornal Online Pingos Online sobre WORKSHOP DE ASTRONOMIA

Picture of AETCF
by AETCF - Monday, 25 November 2019, 11:51 AM
 

1.png

No passado dia 15 de novembro decorreu na Escola Secundária de Molelos uma observação astronómica apresentada por alunos da Universidade de Coimbra (Secção de Astronomia Astrofísica e Astronáutica da Associação Académica de Coimbra). Eles identificaram naquela noite, no céu, várias constelações e foi ainda possível identificar alguns astros e em pormenor observar a superfície da Lua.

Com esta observação foi possível conhecer um pouco mais sobre o céu, sobre a localização das constelações e o seu movimento, quer ao longo da noite, quer ao longo do ano.

Maria Luciana - Clube Ciência Viva (aluna do 8ºC)

Ver noticia no Jornal Online Pingos Online sobre  Observação astronómica

Picture of AETCF
by AETCF - Tuesday, 14 July 2015, 10:35 AM
 

De 17 a 20 de Junho, decorreu em Londres, na Universidade Queen Mary, o Festival Science on Stage 2015 (SonS 2015). Cerca de 400 participantes, de 24 países europeus, incluindo Portugal, e do Canadá, estiveram presentes na maior feira educativa da Europa para professores de ciências, que destaca a importância da ciência e da tecnologia no ensino e que foi organizada este ano pelo Science on Stage Reino Unido sob o lema: Illuminating Science Education.

O Science on Stage Europe - Rede Europeia para o ensino das Ciências - é uma iniciativa europeia destinada a incentivar os professores de toda a Europa para partilhar as melhores práticas no ensino de ciências.

O ensino da ciência inovador e inspirador é visto como um elemento-chave para atrair os jovens para lidar com questões científicas, quer escolham ou não uma carreira profissional em ciência. Assim, Science on Stage visa estimular o interesse dos jovens através dos seus professores, que desempenham um papel fundamental para reverter a tendência de queda do interesse pela ciência e pela investigação científica atual.


Science on Stage visa facilitar o intercâmbio de boas práticas e ideias inovadoras entre os professores de ciências da Europa e fornecer uma plataforma ampla de debate entre educadores, administradores e políticos sobre os principais problemas no ensino das ciências atualmente. Destina-se a professores dos diferentes níveis de ensino da Europa. O objetivo é fortalecer a consciencialização e o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia, aumentando a atratividade de aulas de ciências através da promoção de ideias inovadoras e interessantes.

De 2000 a 2008, os Festivais Science on Stage foram apoiados pelo EIROforum (parceria de organizações intergovernamentais de investigação) e pela Comissão Europeia. Os países participantes declararam a sua vontade de continuar as atividades na Declaração de Berlim de 2008 e fizeram-no sob a orientação do Science on Stage Alemanha. Em novembro de 2011, os representantes dos países participantes fundaram a associação sem fins lucrativos Science on Stage Europe, que está registada em Berlim e é reconhecida pela lei alemã.

O programa português do Science on Stage foi coordenado pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Desde 2013 até ao presente, encontra-se representado em Portugal numa colaboração NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia e Planetário Calouste Gulbenkian – Centro de Ciência Viva.

Ao longo do ano de 2014 foram selecionados todos os participantes desta edição através de eventos a nível nacional nos 27 países membros. Cada Comité de Coordenação Nacional (NSC) é responsável pela organização e seleção de propostas.

O festival dá a oportunidade de apresentar as melhores práticas e ideias para a educação científica e para inspirar os colegas. Desta forma, exemplos de boas práticas serão espalhados por toda a Europa.

As atividades de acompanhamento (follow-up activities) após o evento são organizados em toda a Europa pelas Comissões Nacionais de Science on Stage, a fim de difundir os resultados e encorajar e inspirar os professores em cada país de origem.

O Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo – Escola Secundária de Molelos – Tondela esteve representado com o projeto Math Birds, coordenado pelos professores de Matemática Zaida Roque (AECFT – ESM) e Valter Roque (Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão – Escola Secundária/3 de Santa Comba Dão). Este projeto (num total de cinco) representaram Portugal no Festival Science on Stage Europe.

O projeto Math Birds foi desenvolvido com o objetivo de valorizar a disciplina, reforçando a sua atualidade e pertinência junto dos estudantes. Neste sentido, foi idealizado um centro de recursos próprio, que permita aos alunos realizarem múltiplas atividades de aprendizagem, assumindo um papel de investigadores. Os recursos são caracterizados pela definição de objetivos de aprendizagem específicos e pela criação de material que os sustente, sendo previlegiada a utilização da tecnologia. O nome - Math Birds - foi inspirado numa atividade de modelação matemática implementada numa turma do 10º ano da Escola Secundária de Molelos onde duas alunas resolveram modelar matematicamente a trajetória dum pássaro do conhecido jogo Angry Birds.