No dia 27 de fevereiro o Miguel Figueiredo e o Salvador Duarte do 12.º A representaram os alunos do 12.º ano na sessão distrital do Parlamento dos Jovens. O tema, Viver abril na educação: caminhos para uma escola plural e participativa, convidava os alunos a apresentarem medidas de transformação da Escola. Após um debate participativo, com troca de argumentos sólidos e persuasivos, foi possível ao 12.º A e B chegar a um consenso. As duas turmas estão de parabéns pela reflexão crítica que efetuaram e consequente apresentação de medidas pragmáticas aplicáveis na escola democrática. Revelaram-se cidadãos participativos conscientes da necessidade de atuarem na sociedade atual - educação para e na cidadania.
Medidas propostas pela Escola Secundária de Molelos:
- Assinalar o Dia da multiculturalidade: 21 de maio, dia da diversidade.
Numa época em que todos os dias a escola acolhe alunos de diferentes países com múltiplas singularidades, a comemoração deste dia tem como objetivo incluir imigrantes e ultrapassar dificuldades de comunicação e preconceitos/estereótipos culturais. Pretende-se, que neste dia os nossos colegas imigrantes sejam os protagonistas e apresentem os seus padrões culturais diversos. - Inclusão no ensino superior de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual.
O sistema de ensino superior só incluiu jovens com deficiências físicas e motoras, mas exclui os alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual. Propomos que à semelhança do ensino secundário haja currículos adaptados de nível do ensino superior a estes alunos através de currículo adaptado e supervisão de uma equipa multidisciplinar com formação própria ao nível da educação especial que acompanhe o percurso académico. Defendemos que esse currículo deveria ter um cariz mais prático e desenvolver competências para inserção na vida ativa. - Programa de Estágios profissionais no ensino secundário dos cursos científico-humanísticos.
Propomos oferecer a possibilidade de realizar pequenos estágios antes do acesso ao ensino superior para que os alunos possam aprofundar os seus conhecimentos e reflitam sobre as diferentes saídas profissionais. Por outro lado, se os alunos definirem objetivos e metas profissionais precocemente, a sua motivação para o estudo aumenta e melhora o seu desempenho académico.