Forums

Search results: 54

Page:  1  2  3  4  5  6  ()
 

Na passada sexta-feira, dia 28 de junho, a Escola Básica da Lajeosa do Dão celebrou o final do ano letivo com uma festa memorável que deixou todos os presentes com um sorriso no rosto. O evento, repleto de surpresas e atividades, teve início logo pela manhã e prolongou-se pela tarde, proporcionando um dia inesquecível para toda a comunidade escolar.

Surpresas Matinais Animam a Escola
A manhã foi marcada por uma série de surpresas cuidadosamente organizadas para homenagear os alunos finalistas e professores. Desde cedo, a escola esteve decorada com balões, cartazes e uma atmosfera festiva que contagiou todos os presentes. Entre as surpresas, destacaram-se apresentações de danças, músicas e poemas realizadas pelos alunos, que prepararam números especiais para a ocasião. Na cerimónia, foram entregues lembranças e diplomas aos alunos finalistas, simbolizando a conclusão de mais uma etapa importante nas suas vidas escolares. Também, os restantes colegas receberam os seus certificados de final de mais um ano letivo.

Tarde de Diversão com Karaoke e Insufláveis
Após um almoço festivo, a diversão continuou durante a tarde com atividades que fizeram as delícias dos mais novos. A Junta de Freguesia, sempre presente no apoio à escola, ofereceu um insuflável que transformou o pavilhão desportivo da escola num parque de diversões. As crianças puderam saltar e brincar livremente, aproveitando a companhia dos amigos. Além do insuflável, um animado karaoke foi montado, onde alunos e professores puderam mostrar os seus dotes vocais. A alegria e o entusiasmo foram contagiantes, com muitos aplausos de incentivo às atuações de todos. Este dia, só poderia ter terminado com um delicioso lanche partilhado!

A festa de encerramento do ano letivo na EB da Lajeosa do Dão foi um verdadeiro sucesso, demonstrando o espírito de união e celebração que caracteriza esta comunidade escolar. A colaboração entre a Escola, Jardim de Infância e a Junta de Freguesia foi fundamental para proporcionar um dia repleto de alegria e memórias inesquecíveis. Com este evento, a EB da Lajeosa do Dão despede-se de mais um ano letivo, já com os olhos postos no futuro e na continuidade do seu compromisso com a educação de qualidade e o bem-estar dos seus alunos.

As professoras
Aida Aparício, Helena Neves e Odete Araújo

#eb-lajeosa
#atividades

 

No âmbito dos projetos interdisciplinares das turmas de 7º ano da Escola Secundária de Molelos e integrado na comemoração dos "50 anos do 25 de abril", os alunos, orientados pelas respetivas Diretoras de Turma e em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, desenvolveram trabalhos de pesquisa e na comunidade que serviram de base para o produto final.

Assim, este foi apresentado à comunidade educativa, no dia 23 de abril, com a recriação de uma escola primária e de uma taberna/mercearia da mesma época, dos anos 60/70.

Para além da exposição de objetos e outros elementos decorativos alusivos à época e aos espaços, foram desenvolvidas atividades com os alunos, nomeadamente problemas de aritmética das antigas 2ª e 3ª classes (grupo de matemática). No espaço "escola", recrearam-se algumas aulas em contexto (português, história e geografia de Portugal, etc) nas quais os alunos participaram positivamente, reconhecendo as diferenças com a escola atual. Na taberna, foi possível jogar ao dominó, às cartas e até jogar ao pião, bem como contactar com os telefones de antigamente (em que muitos não conseguiram sequer marcar o número, visto não ser de teclas!) e com a realidade do posto de telefone público.

O feedback da atividade veiculado por diferentes membros da comunidade escolar foi francamente positivo e a adesão ultrapassou em muito o expectável.

As diretoras de turma Manuela Matos, Patrícia Fernandes e Olga Pestana.

#es-molelos
#atividades

 

No último dia 25 de junho, os alunos da Escola Básica da Lajeosa do Dão tiveram a oportunidade de visitar a famosa Olaria Tradicional em Molelos, Tondela. Esta visita, inserida no projeto "Descobre e Aprende em Viseu Dão Lafões", teve como objetivo proporcionar aos alunos uma experiência educativa e cultural, permitindo-lhes compreender melhor a tradição da olaria na região e a importância do artesanato na preservação da cultura local. A visita começou logo pela manhã, com a partida dos alunos da escola. Ao chegar a Molelos, foram recebidos pela oleira Fernanda Marques, uma das mais experientes oleiras da região, que deu as boas-vindas ao grupo e conduziu uma visita guiada pelas instalações da olaria. Com a sua simpatia e vasto conhecimento, começou por explicar a história da olaria em Molelos. Os alunos puderam observar de perto todas as etapas do processo de produção de peças de barro, desde a preparação da matéria-prima até a finalização dos produtos. Com olhos curiosos e atentos, viram o barro ser moldado em belíssimas peças de cerâmica, acompanhando cada passo com entusiasmo.

Mãos à Obra
Uma das partes mais emocionantes da visita foi o momento em que os alunos puderam colocar as mãos no barro e experimentar a arte de moldar. Os alunos criaram pequenas peças que puderam levar como lembrança. Este momento não só proporcionou muita diversão, mas também permitiu que os alunos compreendessem a complexidade e a habilidade envolvidas na criação de cada peça.

Esta visita foi também uma oportunidade para os alunos refletirem sobre a importância da preservação das tradições artesanais. Muitos expressaram surpresa ao descobrir a quantidade de trabalho manual e dedicação necessários para criar cada peça.

A visita à Olaria Tradicional de Molelos foi, sem dúvida, um dia memorável para os alunos da Lajeosa do Dão. Este tipo de experiência educativa enriquece o currículo escolar, trazendo a teoria para a prática e proporcionando uma experiência significativa e inesquecível. A esperança é que esta visita tenha despertado nos alunos um maior interesse pela arte e pela cultura local, e que muitos voltem a Molelos, não só como visitantes, mas talvez, um dia, como seguidores desta valiosa tradição.

As professoras Helena Neves e Aida Aparício.

#eb-lajeosa
#atividades

Picture of AETCF
by AETCF - Wednesday, 3 July 2024, 3:45 PM
 

O Jardim de Infância de Tondela, visitou o Museu Terras de Besteiros, nos dias 20, 21 e 25 de junho. A maioria das crianças nunca tinha ido a um museu, algumas delas apenas conheciam histórias, cuja ação se desenrolava nesse espaço tão rico em cultura e investigação.

A visita pelas diversas salas permitiu às crianças conhecer objetos utilizados pelos nossos antepassados, muitos deles inspiração para o fabrico de utensílios atuais. Também o ciclo do linho constituiu grande interesse, e as perguntas foram recorrentes.

O piso um representa a evolução do Homem no concelho de Tondela, desde o período Neolítico, através de artefactos e de arte pré-histórica, provenientes de sítios arqueológicos notáveis, como são exemplos a Anta da Arquinha da Moura e da Estação de arte Rupestre de Molelinhos. Ainda neste piso é possível, conhecer alguns vestígios da Romanização e período Medieval, sobre a Fé religiosa e a evolução dos antigos municípios.

O segundo piso retrata a história dos séculos XIX e XX, com o início do caminho de ferro e o aparecimento dos sanatórios no Caramulo. Também o desenvolvimento industrial assume grande destaque. As crianças manifestaram muito interesse pelas atividades que permitiram a sobrevivência das populações, nomeadamente a agricultura, a funilaria, cestaria, olaria e a pisoagem do burel.

O Jardim de Infância de Tondela agradece ao Museu Terras de Besteiros a forma como foram recebidos e a certeza que após esta visita, as crianças adquiriram conhecimentos imprescindíveis ao seu enriquecimento cultural.

#ji-tondela
#pre-escolar
#atividades

Picture of AETCF
by AETCF - Wednesday, 26 June 2024, 5:05 PM
 

Com a introdução de metodologias inovadoras, os alunos aprendem conceitos matemáticos utilizando a robótica. Esta abordagem prática e interativa torna o ensino mais envolvente e eficaz.

Os alunos utilizaram calculadoras gráficas Ti-Nspire CX II - T e o TI-Innovator Rover da Texas Instruments, para resolver problemas matemáticos, o que não só facilita a compreensão de tópicos complexos como também desperta o interesse pela tecnologia e programação. Esta combinação de matemática e robótica promove o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI, como o pensamento crítico, a resolução de problemas e o trabalho em equipa.

O balanço foi muito positivo, tendo os alunos referido que aprender matemática com a robótica é muito mais divertido e que os ajuda a perceber melhor a matéria.

A professora Olga Pestana, responsável por implementar esta metodologia, há 4 anos na escola, explica: "A robótica melhora a predisposição para a aprendizagem. O contacto com o rover trouxe uma nova dimensão ao ensino da matemática. Integrando a tecnologia na sala de aula temos alunos mais motivados e participativos, ajudando-os a preparar-se para os desafios do futuro".

#matemática
#stem
#padde
#atividades

 

No dia 14 de junho, pelas 19 horas, o Jardim de Infância de Tondela realizou a sua festa de final de ano letivo, nas instalações da ACERT.

As semanas que antecederam este grande momento, foram de grande azáfama, para que tudo fosse perfeito.

Uma vez que a equipa pedagógica do JI de Tondela defende que uma festa desta natureza, deve ser das e para as crianças, tudo foi pensado ao pormenor. As atuações foram realizadas por faixas etárias e coube às crianças dos 3 anos dar início ao espetáculo. Com a coordenação da Professora Patrícia, os mais pequeninos e com recurso a alguns instrumentos musicais, presentearam a plateia com o tema "Yellow Submarine" grande sucesso dos Beatles. De seguida, o grupo dos 4 anos pisou o palco e interpretou êxitos musicais, de diferentes estilos: "Tenho um sapo na cabeça", "Maria Joana", culminando com uma dança a pares.

O grupo dos 5 anos, no qual estão incluídos os finalistas, foram os seguintes a mostrar a sua atuação, com a orientação do Professor Rui Pedro Ferreira. Com o auxílio das pandeiretas, dos triângulos, das maracas e das clavas mostraram aos presentes o seu empenho e talento. Neste momento, foi enaltecido também o carinho que todos sentiam pelas crianças desta faixa etária que vão permanecer mais um ano no jardim de infância.

A primeira parte da festa termina com a "Canção dos Finalistas" e a entrega dos respetivos Diplomas. As emoções estavam à flor da pele, pois estes meninos e meninas estão prestes a iniciar uma nova etapa nas suas vidas.

Um dos momentos altos da noite estava prestes a chegar e a maioria das crianças não sabia o que ia acontecer. Pela voz meiga e grandiosa da apresentadora, Sandra Baptista, foi apresentado o famoso "Prof. Idalécio" tão conhecido das crianças, apenas no modo digital. Foram mais de 60 minutos de dança e muita diversão. Aquela personagem tão presente nas atividades do dia-a-dia, tornara-se real. Quase na parte final da atuação do "Prof. Idalécio" e ao som do seu acordeão cantaram-se os parabéns aos Finalistas. O bolo também subiu ao palco e serviu de mote ao lanche-convívio que se seguia.

O Jardim de Infância de Tondela agradece a todos os intervenientes que tornaram possível esta festa única, que decerto vai ficar na memória de todos.
Um Obrigada à ACERT, pela disponibilidade e profissionalismo dos seus colaboradores; à Subdiretora do Agrupamento de Escolas Tondela Cândido Figueiredo, Fernanda Gomes, pela sua presença, ao professor de Educação Musical, Toni Costa que, por motivos profissionais, não pode estar presente.

Agradecimentos à apresentadora Sandra Baptista, que tornou esta noite ainda mais especial, à Junta de Freguesia de Tondela, ao Município de Tondela, aos pais e encarregados de educação das noventa e uma crianças ... e a certeza que foi por elas que todos se concentraram num único propósito, fazê-las felizes.

#ji-tondela
#pre-escolar
#atividades

 

No passado dia 31 de maio, os alunos do 9º ano das turmas A,B e C, da Escola Secundária de Molelos, patentearam um Ateliê de Eletricidade, no âmbito do "Dia Aberto à Ciência".

O Projeto resultou de um trabalho colaborativo entre as disciplinas de Físico-Química e de Educação Tecnológica.

Ao longo do dia abordaram-se os seguintes conteúdos científicos: Medição de grandezas físicas elétricas (tensão elétrica e resistência elétrica) recorrendo a aparelhos de medição e usando as unidades apropriadas, verificando como varia a tensão e a corrente elétrica nas associações em série e em paralelo.

Estabeleceram a relação entre correntes elétricas e tensões elétricas em diversos pontos de circuitos simples e montaram associações de recetores em série e em paralelo.

Esta atividade teve como objetivo que os alunos de 9º ano transmitissem, aos alunos visitantes (de 6º e 7º anos), num ambiente de laboratório de experimentação, informações e decisões, fazendo uso da criatividade, gerindo ideias e dando respostas, em ambiente real e de risco reduzido.

Profs: Catarina Costa, Liliana Prata e Mª Isabel Viegas

#clube-ciencia-viva
#fisico-quimica
#educação-tecnológica
#stem
#atividades

Picture of AETCF
by AETCF - Monday, 24 June 2024, 6:11 PM
 

No passado dia 12 de junho, no auditório exterior da ACERT, teve lugar o saudoso "Sarau Cultural" do AETCF, dedicado a toda a comunidade escolar, que aderiu em massa, no qual participaram os alunos de Educação Musical do 6ºano, conduzidos em palco pela professora Ana Cristina Salgueiro. Por razões de saúde, não esteve presente a professora Ana Portugal, pelo que os seus alunos foram também orientados pela professora Ana Cristina Salgueiro.

Entre canções interpretadas pelos alunos finalistas do 6º ano e as brilhantemente interpretadas pelos alunos do Grupo Coral e Instrumental do AETCF, este espetáculo contou também com a entrega de certificados e prémios de mérito desportivo e momentos de declamação de poesia por alunos do 6º ano.

Percorremos abril e suas canções, vestimos a saia da Carolina e fomos todos alegres "Finalistas" numa versão adaptada do original "Despacito" de Luis Fonsi.

Parabéns aos alunos e a todos os que colaboraram para o sucesso deste evento, do qual já tínhamos saudades!

#gci
#música
#atividades

 

No passado dia 6 de junho, quinta-feira, pelas, 9 horas e trinta minutos, numa carrinha da Filarmónica, deslocou-se à Lajeosa do Dão, um grupo de alunos da Universidade Sénior de Santa Comba Dão, devidamente acompanhados pelo Diretor desta instituição, Prof. Daniel Coelho e pelos Drs. Rui Jorge da Silva Pereira e António Maria Matos.

A finalidade desta viagem de estudo foi a de visitar a exposição patente ao público no amplo salão da Associação da Casa do Povo daquela localidade evocativa do cinquentenário do 25 de abril, fruto de um trabalho conjunto de professores, alunos, encarregados de educação, sob a supervisão do Professora Mª de La Salette Silva. À nossa espera estava a Professora Georgina e alguns alunos do 9º D, da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

Por volta das 10:00 horas teve início a sessão propriamente dita, tendo usado da palavra o Dr. Rui Jorge que, em síntese, fez a apresentação do orador principal, Dr. António Maria Matos, docente na mesma universidade, lecionando a disciplina de História.

Usando da magia e da fluidez natural da palavra, o orador conseguiu prender a atenção de todos os presentes que, aqui e acolá, o interrompiam, levantando-lhe algumas questões pertinentes.

No final desta interessante locução, irromperam justos e merecidos aplausos por parte do público, manifestação espontânea do seu agrado.
Meia hora depois encetou-se a viagem de regresso a Santa Comba Dão, com a sensação de dever cumprido.

Parabéns, Escola Prof. Dr. Carlos Mota Pinto por esta iniciativa.

Dr. Rui Jorge da Silva Pereira

#lageosa-do-dao
#atividades

 

No primeiro domingo do mês de junho do corrente ano, pelas doze horas e no amplo salão da Associação da Casa do Povo da Lajeosa do Dão, procedeu-se à inauguração de uma exposição evocativa do cinquentenário do 25 de abril de 1974.

Este evento contou com a presença da Dra. Raquel Seabra, em representação da Senhora Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Engenheira Carla Borges; Dr.ª Helena Gonçalves, Diretora do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido Figueiredo; Dra. Odete Figueiredo, Coordenadora da Escola Básica, Professor Dr. Mota Pinto, D. Lídia Costa, representante da Biblioteca Escolar, deste mesmo estabelecimento de ensino, Assistentes Operacionais da mesma escola, além de numerosos Encarregados de Educação, alunos e de um grupo de escuteiros.

A abrir a sessão, a Professora La Salette Silva, dinamizadora desta iniciativa, usou da palavra para fazer a apresentação do orador principal, seu ex-colega e amigo, Dr. Rui Jorge da Silva Pereira.

Seguiu-se-lhe este que teceu, ao longo do seu breve discurso, pertinentes considerações sobre todas as pessoas que estão envolvidas no complexo e aliciante campo do ensino e que a escola será o fruto saboroso da simbiose, da cumplicidade destes intervenientes, incluindo alunos e encarregados de educação.

A segunda parte desta sessão foi totalmente preenchida com a declamação de poemas atinentes à temática do 25 de abril: "Soltem as Palavras" e "Comemoração do 25 de abril", de José Carlos Ary dos Santos e, por fim, "Queixa das Almas Jovem Censuradas", de Natália Correia.

Para coroar em beleza o espetáculo, houve a intervenção de vários alunos do 9ºD, da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e alunos do 8º D do Complemento à Educação Artística / Tecnológica, que levaram pequenos textos alusivos à efeméride que se estava a comemorar.

A finalizar esta sessão solene a Professora La Salette Silva, agradeceu a presença de todos quantos se quiseram juntar nesta festa, desde personalidades marcantes a alunos e encarregados de educação, lançando um repto à população da Lajeosa do Dão: "Venham visitar esta Exposição porque ela é merecedora da vossa passagem por este magnífico salão".

Docente: Mª de La Salette Silva

#lageosa-do-dao
#atividades

Page:  1  2  3  4  5  6  ()