Forums

Search results: 2

Picture of AETCF
by AETCF - Friday, 19 January 2024, 2:12 AM
 

O Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado anualmente a 10 de dezembro, foi o ponto de partida para a realização da atividade "Gincana dos Direitos Humanos", que decorreu na Escola Secundária de Molelos no dia 10 de janeiro, tendo como público-alvo as turmas do 3.º ciclo desta escola. A atividade foi dinamizada pelo departamento de educação especial, em articulação com o grupo de educação física, a coordenadora da estratégia para a cidadania, a coordenadora dos cursos profissionais, a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva e a Cooperativa de Solidariedade Social – Vários.

A Gincana teve como principais objetivos promover o conhecimento dos Direitos Humanos, conduzindo os alunos num processo autorreflexivo sobre os vários direitos humanos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos; sensibilizar para a diferença, equidade e igualdade, experienciando situações reais do quotidiano daqueles que vivem com algum tipo de incapacidade; fomentar a prática desportiva como um espaço de aprendizagem de valores de solidariedade ou cooperação, salientando a importância do desporto na inclusão social.

Na consecução desses objetivos, a Gincana consistiu na realização de atividades diversas, distribuídas por três estações, devidamente demarcadas em três espaços diferentes (auditório, sala de convívio e pavilhão desportivo), nas quais os alunos foram convidados a participar, executando as tarefas assinaladas em cada estação.

No cômputo geral, os objetivos foram totalmente alcançados, na medida em que os alunos participaram ativa e empenhadamente nas atividades propostas, considerando a Gincana uma excelente oportunidade de aprendizagem, constituindo-se como uma verdadeira aula de cidadania ativa.

Os dinamizadores gostariam de agradecer a todos os participantes, não só aos alunos do 3.º ciclo, mas também aos alunos do Curso Profissional de Técnico de Animação em Turismo que colaboraram no desenvolvimento de algumas das tarefas propostas e prepararam o lanche da manhã para os dinamizadores e utentes convidados da "Vários". Um agradecimento muito especial à Cooperativa de Solidariedade Social – Vários que, na pessoa da Dra. Rita Rosa, prontamente aceitou o convite que lhe foi endereçado, dinamizando atividades da vida diária com a ajuda de alguns utentes.
Por fim, um voto de agradecimento à Câmara Municipal de Tondela, que ofereceu os almoços na cantina escolar aos utentes da Vários.

Acreditamos que esta atividade, pela sua matriz mobilizadora e inclusiva, proporcionou a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências nos alunos, contribuindo para o desenvolvimento integral dos mesmos.

Os dinamizadores.

#atividades
#cidadania-e-desenvolvimento
#educacao-especial
#emaei
#educação-inclusiva
#educação-física

 

No dia 10 de outubro a Maria Sousa e o João Cardoso acompanhados pela professora Ana Antunes, pela Diretora do Agrupamento e pelo Vereador da Educação da Câmara Municipal de Tondela, apresentaram a convite da DGE o trabalho elaborado na disciplina de Filosofia/Cidadania e desenvolvimento em parceria com Plano Municipal para a igualdade e Não Discriminação "Provérbios, vamos dar a volta ao texto - igualdade de género".

#filosofia
#cidadania-e-desenvolvimento