Forums

Search results: 11

Page:  1  2  ()
 

O Dia Mundial da Alimentação, celebrado anualmente a 16 de outubro, foi o mote para a atividade "Sabores coloridos, saberes adquiridos - com todos e para todos", desenvolvida pela turma do 9.ºB da Escola Secundária de Molelos, no âmbito de um DAC (Domínio de Autonomia Curricular) que envolveu as disciplinas/áreas de TIC, Cidadania e Desenvolvimento, Físico-Química, Ciências Naturais, Educação Especial e o projeto PES, em parceria com a nutricionista da CMT, Emília Rodrigues.

A atividade, decorrida no dia 25 de outubro, teve como objetivos primordiais o reconhecimento da alimentação como um dos principais determinantes da saúde e a sensibilização da comunidade escolar para a necessidade de realizar uma alimentação saudável, segura e inclusiva, através da implementação de técnicas que permitam adaptar refeições a pessoas com restrições alimentares, valorizando-se a inclusão social. Neste sentido, para além dos dinamizadores da atividade, esta contou também com a presença de alguns convidados, a saber: utentes da Vários – Cooperativa de Solidariedade Social de Tondela, o vice-presidente da Câmara, João Carlos Figueiredo, a diretora do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo e outros elementos da direção.

A atividade consistiu na confeção de diversas iguarias, privilegiando-se o consumo de frutos da época, adaptando-se a textura e consistência dos mesmos para que todos os participantes pudessem saborear os alimentos, independentemente das suas restrições alimentares, no respeito pela diferença e individualidade de cada um.

No cômputo geral, a atividade cumpriu os objetivos propostos, uma vez que todos participaram na mesma de forma entusiasta, saboreando as diversas ofertas gastronómicas apresentadas!

Os professores: António Semedo, Liliana Prata, Cristina Fernandes, Helena Dias e Ana Antunes

#atividades
#pes
#cidadania-e-desenvolvimento
#educacao-especial

 

Sensibilização à Saúde Oral - Lajeosa (10).jpg

Sensibilização à Saúde Oral - Lajeosa (34).jpg

( carregar nas imagens)

No dia 06 de fevereiro efetuaram-se as ações de sensibilização à Higiene Oral no Jardim de Infância da Lajeosa do Dão e na  Escola Prof. Mota Pinto da Lajeosa do Dão com a Médica Dentista Drª Gisela Sousa e o Dr. Hugo Ângelo. Estas iniciativas deveram-se à Farmácia da Lajeosa através do Dr. Hugo Ângelo, em colaboração com a coordenadora do Programa Educação para a Saúde (PES) do AETCF, Prof. Patricia Nunes e a direção das respetivas instituições que em parceria colaboraram para que estas ações se concretizassem.

Os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo estiveram muito atentos e estão de parabéns pela participação na sessão de perguntas aos dinamizadores. Foram muito atentos e muito participativos.  Foram mesmo excecionais.

Foi oferecido aos alunos um kit com produtos da @Viv_FP e da marca #ViVOral das @farmaciasportuguesas.

Os nossos agradecimentos ao Dr. Hugo Ângelo e a Drª Gisela Sousa pela sua disponibilidade e à Farmácia da Lajeosa.

Obrigado a todos em nome do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido Figueiredo (AETCF)

 

O Município de Tondela está a preparar, para o dia 29 de janeiro, um workshop intitulado “Como lidar com comportamentos aulesivos em crianças e adolescentes”, no âmbito do projeto “Famílias Incríveis”. Este workshop irá decorrer na Biblioteca Municipal de Tondela, a partir 14:15.

O psicólogo da Psikontacto, Luís Marques, com uma vasta experiência de intervenção clínica nesta área, será o convidado desta iniciativa, que irá centrar-se nos comportamentos autolesivos, um problema de elevada preponderância a nível social e clínico, com risco para a saúde física e psicológica das crianças e jovens e dos contextos em que se inserem.
A investigação nesta área, tem demonstrado que o reconhecimento precoce deste tipo de comportamentos é uma das estratégias eficazes da sua prevenção, nomeadamente através do treino de profissionais de saúde, educação, ação social e outros elementos da comunidade, que têm contacto com crianças e jovens. Tal, evidencia a premência do tema e a necessidade deste workshop, dotando os profissionais de conhecimentos teórico-práticos para facilitar a identificação, a avaliação e encaminhamento das situações de risco.
As fichas de inscrição no workshop deverão ser entregues no Serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Tondela ou nos Serviços de Psicologia das Escolas do Concelho de Tondela.
A inscrição no Workshop é gratuita mas obrigatória, tendo uma lotação limitada. Serão entregues certificados de presença.

 
 

image 4.png

À semelhança do ano letivo transato, esteve presente na Escola Secundária de Molelos, a equipa responsável pelos projetos que o município desenvolve, através da Divisão de Desporto, no âmbito do envelhecimento ativo e saudável, tema abordado nas aulas de Geografia e pertinente no contexto do Turismo Inclusivo.

Os conteúdos programáticos das disciplinas foram o mote para uma tarde de verdadeira partilha e reciprocidade entre todos os participantes no evento.

No auditório da Escola Secundária de Molelos os alunos do 10º e 11ºano do Curso Profissional em Animação de Turismo proporcionaram momentos musicais aos visitantes e assistiram a uma apresentação do PROGRAMA MUNICIPAL «SAÚDE EM DIA». Deslocaram-se à escola o responsável da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Tondela, duas enfermeiras, um técnico desportivo e cerca de vinte idosos que integram o programa.

Os alunos foram convidados a experimentar as várias valências do programa: medição da massa corporal, glicémia… e participaram num momento de demonstração de exercício físico conjunto.

O evento culminou com um lanche convívio totalmente confecionados pelos alunos e entrega de lembranças aos participantes delicadamente elaboradas pelos alunos com medidas de suporte à aprendizagem e  à inclusão.

Salienta-se que o programa «Centro Municipal de Exercício Físico - Saúde e Bem-Estar», pretende Combater o Sedentarismo e a inatividade física; criar hábitos de vida saudáveis; promover um envelhecimento mais ativo e saudável. Pela sua importante abrangência social e comunitária, o Programa tem obtido as melhores referências elogiosas, através de Instituições locais, regionais, nacionais e a nível internacional, com a inclusão no relatório Europeu CHRODIS, bem como, a posterior seleção do Programa “Up-To-Date – Running and Walking Center inTondela” para representar Portugal em Ispra-Itália.

O Programa «Saúde em Dia - Centro Municipal de Exercício Físico Saúde e Bem Estar», é gerido pelo Município de Tondela e possui uma vasta rede de parcerias. Desenvolve-se em todas as Freguesias do Concelho e conta com 88 projetos, onde se incluem 6 projetos ligados diretamente às Unidades de Saúde do Concelho destinados, essencialmente, a cidadãos com patologias de saúde encaminhados pelo Médico de Família. Os projetos envolvem, em 2019, mais de 1.600 pessoas, em exercício físico regular e tecnicamente acompanhado sendo, na sua maioria, utentes com mais de 55 anos de idade.

Em outubro de 2019 o Município iniciou mais um projeto de exercício físico para a saúde, destinado a diabéticos tipo2, sob coordenação da Direção Geral de Saúde. Este programa comunitário é implementado numa parceria entre a Câmara Municipal de Tondela, o ACES-Dão Lafões, a USF-Unidade de Saúde Familiar de Tondela-Extensão de Saúde de Molelos, a AEFDT-Associação de Educação Física e Desporto de Tondela e o CAM-Clube Atlético de Molelos. As sessões de exercício decorrem às 2ªs, 4ªs e 6ªs feiras, de manhã, no Pavilhão Desportivo de Molelos e são monitorizadas por profissionais do exercício físico e por Enfermeiras. As inscrições estão abertas até 31 de dezembro de 2019, através de referenciação dos Médicos de família das Unidades de Saúde aderentes. A participação é gratuita.

A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do nosso país (existem cerca de 1 milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal) e a atividade física é um dos pilares do tratamento - melhorando o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular, e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida. 

As professoras, Elisa Coelho e Carla Filipe

Ver no Jornal Online Pingos Online mais sobre Curso Profissional em Animação de Turismo da Escola Secundária de Molelos (11ºano) promovem encontro ativo entre entidades e gerações.

Picture of AETCF
by AETCF - Tuesday, 7 May 2019, 5:35 PM
 

IMG_1930.JPG

Nos dias 7, 8, 9 e 14 de Maio, no âmbito do mês do Coração, realiza-se a atividade: “ O Coração também adoece” dinamizada pela equipa do Programa de Educação para a Saúde (PES) do Agrupamento em colaboração com a Unidade de Cuidados da Comunidade de Tondela (UCCT). Nesta atividade os alunos puderam avaliar alguns parâmetros de saúde nomeadamente, peso, altura, Índice de massa corporal, tensão arterial, frequência cardíaca, saturação do oxigénio periférico e glicémia. Esta atividade teve grande adesão por parte de toda a comunidade escolar.

Ver no Jornal Online Pingos Online mais sobre  O Coração também adoece - PES

 

No âmbito do Programa para a Educação em Saúde (PES) decorreu no dia 1 de março, a ação de formação sobre Primeiros Socorros para os alunos do 8º e 9º ano da Escola Básica Lajeosa do Dão, dinamizada pelo enfermeiro José Manuel Mota da Costa. Pretendeu-se prevenir acidentes em meio escolar/ Literacia em Saúde. Esta ação teve a colaboração da Unidade de Cuidados Comunidade Tondela.

 

No âmbito do Programa para a Educação em Saúde (PES) decorreu nos dias 11 de janeiro e 22 de fevereiro, a ação de formação sobre “A Postura Corporal” para os alunos do 5º ano da Escola Básica de Tondela e para os alunos dos 2º e 3º ciclos da Escola Básica da Lajeosa do Dão.

Esta ação foi dinamizada pela enfermeira Raquel Pinto e pretendeu-se sensibilizar os alunos para a importância de adotar no dia a dia uma postura corporal adequada, enfatizando a utilização correta da mochila escolar.

Esta ação teve a colaboração da Unidade de Cuidados Comunidade Tondela.

Picture of AETCF
by AETCF - Saturday, 12 March 2016, 7:11 PM
 

No âmbito do Programa para a Educação em Saúde (PES) decorreu nos dias 22 de janeiro e  23 de fevereiro, a ação de formação sobre “Os afetos” para os alunos do 6º ano da Escola Básica de Tondela, dinamizada pelo enfermeiro Hélder Lourenço. Pretendeu-se sensibilizar os alunos para a importância das relações interpares, no âmbito da sexualidade, de forma a tomarem decisões responsáveis e autónomas.

Picture of AETCF
by AETCF - Wednesday, 10 February 2016, 5:40 PM
 

No âmbito do Programa para a Educação em Saúde (PES) decorreu no dia 25 de janeiro, a ação de formação sobre Primeiros Socorros para os alunos do 9º ano da Escola Secundária de Molelos, dinamizada pelo enfermeiro José Manuel Mota da Costa.

Pretendeu-se prevenir acidentes em meio escolar/ Literacia em Saúde. Esta ação teve a colaboração da Unidade de Cuidados Comunidade Tondela.

Picture of AETCF
by AETCF - Thursday, 4 June 2015, 6:45 PM
 

ANO LETIVO 2014/2015

 

Exmº. Sr. Encarregado de Educação

Informa-se que a entrega da avaliação de final de período e renovação da matrícula, para o 4º ano de escolaridade, decorrerá no dia 25 de junho, das 9h às 12h.

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA - informação

Documentação necessária:

  • B.I. ou C.C. (a devolver depois de conferido).
  • Uma fotografia atualizada.
  • Cartão de utente (a devolver depois de conferido).
  • Declaração do Centro de Saúde com vacinas em dia (a devolver depois de conferido).
  • Cartão de Beneficiário (Segurança Social, ADSE, etc (a devolver depois de conferido).
  • Os alunos devem entregar uma fotocópia do NIB do Encarregado de Educação, caso haja pagamentos a fazer, para os mesmos serem efetuados através de transferência bancária.
  • Os alunos, caso solicitem novo cartão, pagam 2,00€.
  • De forma a agilizar a comunicação entre a escola/família e os Encarregados de Educação, solicita-se o endereço do e-mail dos Encarregados de Educação.

 Com os melhores cumprimentos.

Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo, 04 de junho de 2015

 

A Diretora,

_________________________

(Mª Helena Bernardo Gonçalves)

Page:  1  2  ()