Forums

Search results: 31

Page:  1  2  3  4  ()
 

No âmbito da disciplina de CPPAT e orientados pela professora Sónia Martinho, os alunos do 10º ano do curso profissional técnico de animação em turismo, no dia 24 de maio, realizaram e implementaram várias atividades desportivas para os alunos do 9ºA, 9ºB e 9ºC, com o objetivo de dar a conhecer o curso profissional de Animação em Turismo. Também foram partilhadas experiências, atividades e visitas de estudo realizadas pelos alunos do curso. A abordagem mais prática desta temática da animação e nomeadamente das atividades desportivas desperta uma maior motivação, interesse e aprendizagem por parte dos alunos pela abordagem do saber-fazer, juntamente com o exercício do saber-estar com os outros em grupo, ao saber-saber apresentado em contexto escolar.

#cursos-profissionais
#cp-tat

 

Participaram os alunos do 10º ano do Curso Profissional de Animação em Turismo no Projeto Tomorrow Tourism Leaders - School Edition, concurso promovido pela Associação Fórum de Turismo que visa premiar os melhores projetos dos alunos de turismo a nível nacional. Nesta edição de 2024, o projeto teria que incidir na criação de uma ideia de promoção turística do território onde está inserida a escola, tendo por base a Inteligência Artificial.

O projeto apresentado pelos alunos e pela sua Professora Tutora, Sónia Branquinho, assentou na criação de uma App intitulada "Tondela Go@Exp", cujo objetivo é a Personalização das experiências dos visitantes, isto é, a capacidade de adaptar a App ao perfil de cada turista. A referida aplicação seria regida por sistema de GPS e teria a possibilidade do turista criar o seu próprio percurso, por categorias, mediante os seus gostos e expetativas. Esta App ao estilo Pokemon Go, tem por objetivo permitir aos visitantes irem recolhendo informações e tirarem fotos de recursos turísticos, tendo como meta atingirem pontos que se revertam em vantagens a usufruir em serviços turísticos da região, envolvendo empresários e stakeholders do Turismo. Das inúmeras escolas candidatas, o nosso projeto permitiu que fossemos uma das nove escolas finalistas e a única escola pública secundária. A Grande Final teve lugar no dia 30 de abril, no Auditório do Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, tendo a nossa escola feito representar-se, via zoom, em formato online (pela impossibilidade de estarmos presentes fisicamente).

#cursos-profissionais
#cp-tat

 

No passado dia 17 de maio, a turma do 10º ano do curso profissional técnico de animação em turismo, orientados pela professora Sónia Martinho, participaram no colóquio sobre Saúde Mental organizado pela Câmara Municipal de Tondela. Os alunos tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade o trabalho que realizaram sobre o tema saúde mental nos jovens com a mini empresa JUST TALK. Foi um momento bastante gratificante e de orgulho para todos.

#cursos-profissionais
#cp-tat

 

No âmbito da disciplina de CPPAT e orientados pela professora Sónia Martinho, a turma do 10º ano do curso profissional técnico de animação em turismo, no dia 24 de abril, participou no concurso da Junior Market - JAP na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real. Os alunos realizaram o pitch da mini empresa Just Talk e fizeram a apresentação do stand. Foi uma experiência única e muito enriquecedora.

#cursos-profissionais
#cp-tat

Picture of AETCF
by AETCF - Thursday, 23 May 2024, 11:52 AM
 

No âmbito da Disciplina de Operações Técnicas em Empresas de Animação Turística, lecionada pela Professora Sónia Branquinho, os alunos do 10º ano do Curso Profissional de Animação em Turismo tiveram a oportunidade de assistir, no dia 21 de maio, a uma Palestra intitulada "Agências de Viagens e Turismo", superiormente ministrada pela proprietária da Altournativa - Agência de Viagens e Turismo, Drª. Olanda Carvalho.

Nesta agência situada em Tondela está a estagiar uma aluna finalista do mesmo curso, a Luciana Figueiredo, que, juntamente, com a sua Monitora apresentaram algumas experiências profissionais relacionadas com o dia a dia da atividade.

No final da intervenção houve lugar a um profícuo diálogo entre alunos e convidadas, que muito os enriqueceu.

#cursos-profissionais
#cp-tat

 

Nos passados dias 15, 16 e 17 de abril, três alunas e uma professora do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo formaram a comitiva que representou Portugal no Seminário Juvenil EPAS LUX, nas instalações do Parlamento Europeu, em Bruxelas, num encontro que reuniu cerca de 100 alunos e professores dos 27 países da União Europeia e Reino Unido. Esta oportunidade única partiu do convite endereçado ao nosso agrupamento, por parte da coordenadora do Programa Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, Drª Isabel Baltazar.

O seminário incluiu sessões temáticas sobre o funcionamento do Parlamento Europeu, com especial enfoque nas Eleições Europeias, que se realizarão no próximo mês de junho, entre os dias 6 e 9. O encontro permitiu também o contacto com a vice-presidente do Parlamento Europeu, bem como com artistas e especialistas em divulgação cultural, sensibilizando para valores como a democracia, a tolerância, o respeito pelo outro, entre outros. No final das sessões, a comitiva teve a oportunidade de assistir no hemiciclo à cerimónia de entrega do Prémio do Público do Festival Europeu de Cinema Lux, promovido pelo Parlamento Europeu, tendo já tido contacto, ao longo da manhã, com intervenientes em alguns dos cinco filmes finalistas. Este encontro proporcionou um espaço de troca de experiências entre participantes, bem como o contacto com outros pares europeus.

Paralelamente, catorze embaixadores juniores e alunos finalistas do curso profissional em Animação em Turismo, acompanharam o grupo nesta visita a Bruxelas, preparando um roteiro pelos principais atrativos turísticos do centro da cidade, colocando em prática as aprendizagens adquiridas ao longo do curso. Para além disso, tiveram, também, a oportunidade de visitar a exposição interativa do InfoHub nas instalações do Parlamento Europeu.

Desde 2020 que os alunos do curso profissional em Animação de Turismo integram o Programa Educativo das Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, enquanto Embaixadores Juniores, que se iniciou nesse mesmo ano, no nosso Agrupamento.
Esta visita criou aprendizagens verdadeiramente significativas e memoráveis num ambiente multicultural de educação outdoor learning, permitindo a todos os participantes beber um pouco da cultura europeia e consciencializar-se das mais-valias de ser cidadão europeu.

#cursos-profissionais
#cp-tat

Picture of AETCF
by AETCF - Wednesday, 24 April 2024, 8:03 PM
 

No passado dia 11 de abril, os alunos do 11ºano do Curso Profissional de Técnico de Animação em Turismo assistiram a uma palestra sobre a Confraria dos Carolos e Papas de Milho.

Nesta palestra os alunos descobriram o mundo das confrarias e foi-lhes divulgada uma das confrarias presentes na nossa região. A Confraria dos Carolos e Papas de Milho foi fundada em Canas de Santa Maria, concelho pertencente a Tondela, a 28 de fevereiro de 2011. Esta é uma associação sem fins lucrativos e tem como objetivo, tal como todas as outras confrarias, valorizar e preservar as especialidades gastronómicas pelas quais é designada, os Carolos e as Papas de Milho.

A turma e a Docente Cilena Santos, expressam o seu agradecimento à Confraria dos Carolos e das Papas de Milho pela sua disponibilidade e acessibilidade para a apresentação da sua associação.

#cursos-profissionais
#cp-tat

 

No passado dia 12 de março e no âmbito da parte prática da Prova de Aptidão Profissional da Luciana Figueiredo, aluna do Curso Profissional de Animação em Turismo foi efetuada uma visita técnica ao Museu de Terras de Besteiros, superiormente guiada pelo Técnico Superior Ruben Marques, que elucidou os alunos presentes acerca de aspetos histórico-culturais da Região.

No final da visita, a mentora do projeto, dinamizou um jogo de tabuleiro lúdico acerca de curiosidades relacionadas com os conteúdos apresentados ao longo do percurso efetuado ao Museu.

O contributo da participação de todos os envolvidos nesta ação foi bastante importante para o sucesso de mais uma Prova de Aptidão Profissional.

#cursos-profissionais
#cp-tat

 

No âmbito da Disciplina de Operações Técnicas em Empresas de Animação Turística, na UFCD de Tipos e Técnicas de Turismo, organizaram a 08 de abril, os alunos finalistas do Curso Profissional de Animação em Turismo, um Debate subordinado ao tema "Turismo Sexual: Flagelo ou Benefícios para os Destinos?".

Ao estilo televisivo do formato "Prós e Contras", os formandos debateram aspetos ligados à legalidade do ato, das condições de saúde e económicas. Investigaram e apresentaram dados sobre processos de prostituição, pedofilia e escravidão sexual. Em contraponto, foram abordadas algumas informações acerca das taxas de ocupação hoteleiras e crescimento económico e social dos destinos turísticos. Este exercício permitiu uma abertura de horizontes aos alunos e fez com que houvesse uma reflexão acerca da necessidade da participação cívica em sociedade.

Durante a preparação para o Debate, houve lugar a uma cuidada investigação que resultou na criação de uma pequena exposição de cartazes sobre o Top 10 dos principais destinos de Turismo Sexual a nível mundial.

#cursos-profissionais
#cp-tat

Picture of AETCF
by AETCF - Sunday, 24 March 2024, 9:19 PM
 

Os alunos do Curso Profissional de Técnico de Animação em Turismo realizaram visita de estudo ao Luso e à Mata do Buçaco.

As termas de Luso um espaço totalmente renovado e requalificado que imprime uma nova dinâmica de Termalismo. Estas Termas de Luso estão rodeadas pela beleza indescritível da Serra do Buçaco com a sua arborização secular, permitem a recuperação do equilíbrio perfeito entre Corpo, Mente e Alma.

Entre os séculos XVII e XIX, os pontos de água (nascentes) e linhas de água que se encontram na Mata do Buçaco, comportaram várias intervenções, nomeadamente a construção de lagos e fontes, entre as quais a mais célebre, a Fonte Fria. As duas linhas de água predominantes da Mata do Buçaco unem-se na Fonte Fria, originando uma linha de água que percorre o Vale dos Fetos, nome que deriva de um conjunto de fetos de porte arbóreo, dispostos ao longo do vale.

O almoço foi partilhado e marcado pela beleza e tranquilidade que só a natureza nos proporciona. Ainda percorremos o Trilho da Via-Sacra, Capelas dos Passos da Paixão de Cristo (especialmente Pretório e Calvário).

Foram momentos de muita aprendizagem, troca de saberes e descoberta. Sempre acompanhados de Guias turísticos que nos presentearam com o seu saber, cortesia e simpatia.

Fica a reflexão de Oswaldo de Melo Pimenta "Luso... murmuram águas nas fontes dia e noite sem parar. Recanto do Paraíso, lindo jardim de encantar".

#cursos-profissionais
#cp-tat

Page:  1  2  3  4  ()