Notícias

 
 
Picture of Admin Moodle
Projeto da Escola Básica de Tondela “Conhecimento à mão - Cidadania.com TIC” premiado pela Rede de Bibliotecas Escolares
by Admin Moodle - Tuesday, 29 April 2014, 5:16 PM
 

Com o objetivo de incentivar o trabalho das  bibliotecas escolares,  foi lançada, pela Rede de Bibliotecas Escolares, a Candidatura “Ideias com Mérito 2014”, que visa selecionar e apoiar as experiências mais consistentes e divulgar as boas práticas daí resultantes.

Nesta conformidade, a Escola Básica de Tondela, do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo”, apresentou o projeto “Conhecimento à mão - CIDADANIA.com TIC”, no 1º ciclo, o qual, num vasto conjunto de candidaturas da DSR Centro, foi um dos sete projetos agora selecionados e financiados. 

Este projeto  insere-se  no domínio da Literacia da Informação, mas cruza-se de forma transversal com a literacia da leitura e a digital. Com a sua implementação pretende-se colmatar as carências identificadas no diagnóstico e projeta-se desenvolver, de forma gradual e contextualizada, as competências de informação e comunicação dos alunos do 1º ciclo, para que possam, progressivamente, em etapas sucessivas, saber aceder à informação, desenvolver  espírito crítico, adquirir competências de comunicação e  capacidade de  usar autonomamente essas mais valias, construindo conhecimento.
Os alunos deverão ser capazes de utilizar, de acordo com o seu nível de escolaridade, linguagens, suportes, modalidades de receção e produção de informação variados, entre os quais, o uso de ferramentas digitais. Pretende-se, também, transformar as BE num verdadeiro espaço de aprendizagem e de conhecimento, alargando a sua ação às outras nove escolas da periferia, pelo que deverá ser desenvolvida uma maior articulação entre a equipa educativa e os docentes, pois consideramos que as atividades desenvolvidas nas BE só ganham sentido quando integradas em processos pedagógicos. É necessário mobilizar toda a comunidade escolar, despertar novas motivações, maximizar recursos, criar uma cultura autónoma de pesquisa e utilização da informação, de forma transversal e em contexto de aprendizagem. As mudanças propostas, vêm apenas exigir que os trabalhos de pesquisa, que já eram pedidos, sejam, agora, planeados de forma mais objetiva, organizada e centrada no desenvolvimento de capacidades informativas.

 

 

Ver mais em: http://bibliotecasaetcf.blogspot.pt/2014/04/biblioteca-da-escola-basica-de-tondela.html