Notícias

 
 
Fotografia de AETCF
2º Lugar no Concurso "cienTIstas e arTIstas"
por AETCF - Terça, 7 Abril 2015, 07:48
 


Em setembro de 2014, a Texas Instruments, em parceria com a Casa das Ciências, lançou um desafio às escolas: elaborar um vídeo tendo como tema “Matemática e Ciências no dia-a-dia”.

Com o objetivo nuclear de desenvolver soluções que criem uma experiência de aprendizagem dinâmica e motivadora que leve a um maior interesse e sucesso em Matemática e Ciências por parte dos alunos, 240 alunos e 58 professores de 40 escolas de todo o país dedicaram o seu tempo pessoal a investigar e trabalhar este tema.

A Escola Secundária de Molelos, do Agrupamento de Escolas de Tondela - Cândido de Figueiredo, participou no concurso com uma equipa denominada “MathBirds”, integrando as alunas do 12ºano Turma A, Beatriz Vieira, Raquel Inácio e Sara Silva e tendo como professora orientadora a professora de Matemática Zaida Roque.

O desafio consistia na criação de um vídeo estimulante, divertido e criativo, que estabelecesse a ligação da Matemática ao dia-a-dia, explorando conceitos científicos, com recurso à tecnologia Texas Instruments, mais especificamente à calculadora gráfica TI-Nspire CX.

Com o intuito de trabalhar domínios transversais, envolveram-se neste projeto os alunos da unidade de multideficiência da escola. Foi estabelecido como plano de trabalho a modelação matemática do lançamento de projéteis, quer em situação da prática da modalidade Boccia, quer em situações de descontração e de interatividade com os professores responsáveis.

Contámos com a preciosa colaboração da professora da unidade de multideficiência, Cristina Ferreira, do professor de Boccia, André Queirós, do professor João Leal e dos alunos José Ferreira e Mário Ferreira do Curso Profissional de Multimédia.

O projeto foi premiado com o segundo lugar no concurso nacional.

Cada uma das alunas receberá como prémio um iPad Mini 3 e APP TI-Nspire. A Escola Secundária de Molelos receberá 1500€ em tecnologia Texas Instruments.

Para ver o vídeo:

http://education.ti.com/pt/portugal/promotions/video-contest

ou

https://www.facebook.com/casa.das.ciencias.org?fref=ts

ou

https://www.facebook.com/TI.education.Portugal?fref=nf

ou

https://www.youtube.com/watch?list=PLsh-KhnNZTsX0l4R-2asg_xdk7wlvU_aO&v=i4vqKy3v5ZI