Forums

Search results: 2

Picture of AETCF
by AETCF - Friday, 19 January 2024, 2:12 AM
 

O Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado anualmente a 10 de dezembro, foi o ponto de partida para a realização da atividade "Gincana dos Direitos Humanos", que decorreu na Escola Secundária de Molelos no dia 10 de janeiro, tendo como público-alvo as turmas do 3.º ciclo desta escola. A atividade foi dinamizada pelo departamento de educação especial, em articulação com o grupo de educação física, a coordenadora da estratégia para a cidadania, a coordenadora dos cursos profissionais, a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva e a Cooperativa de Solidariedade Social – Vários.

A Gincana teve como principais objetivos promover o conhecimento dos Direitos Humanos, conduzindo os alunos num processo autorreflexivo sobre os vários direitos humanos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos; sensibilizar para a diferença, equidade e igualdade, experienciando situações reais do quotidiano daqueles que vivem com algum tipo de incapacidade; fomentar a prática desportiva como um espaço de aprendizagem de valores de solidariedade ou cooperação, salientando a importância do desporto na inclusão social.

Na consecução desses objetivos, a Gincana consistiu na realização de atividades diversas, distribuídas por três estações, devidamente demarcadas em três espaços diferentes (auditório, sala de convívio e pavilhão desportivo), nas quais os alunos foram convidados a participar, executando as tarefas assinaladas em cada estação.

No cômputo geral, os objetivos foram totalmente alcançados, na medida em que os alunos participaram ativa e empenhadamente nas atividades propostas, considerando a Gincana uma excelente oportunidade de aprendizagem, constituindo-se como uma verdadeira aula de cidadania ativa.

Os dinamizadores gostariam de agradecer a todos os participantes, não só aos alunos do 3.º ciclo, mas também aos alunos do Curso Profissional de Técnico de Animação em Turismo que colaboraram no desenvolvimento de algumas das tarefas propostas e prepararam o lanche da manhã para os dinamizadores e utentes convidados da "Vários". Um agradecimento muito especial à Cooperativa de Solidariedade Social – Vários que, na pessoa da Dra. Rita Rosa, prontamente aceitou o convite que lhe foi endereçado, dinamizando atividades da vida diária com a ajuda de alguns utentes.
Por fim, um voto de agradecimento à Câmara Municipal de Tondela, que ofereceu os almoços na cantina escolar aos utentes da Vários.

Acreditamos que esta atividade, pela sua matriz mobilizadora e inclusiva, proporcionou a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências nos alunos, contribuindo para o desenvolvimento integral dos mesmos.

Os dinamizadores.

#atividades
#cidadania-e-desenvolvimento
#educacao-especial
#emaei
#educação-inclusiva
#educação-física

 

O Dia Mundial da Alimentação, celebrado anualmente a 16 de outubro, foi o mote para a atividade "Sabores coloridos, saberes adquiridos - com todos e para todos", desenvolvida pela turma do 9.ºB da Escola Secundária de Molelos, no âmbito de um DAC (Domínio de Autonomia Curricular) que envolveu as disciplinas/áreas de TIC, Cidadania e Desenvolvimento, Físico-Química, Ciências Naturais, Educação Especial e o projeto PES, em parceria com a nutricionista da CMT, Emília Rodrigues.

A atividade, decorrida no dia 25 de outubro, teve como objetivos primordiais o reconhecimento da alimentação como um dos principais determinantes da saúde e a sensibilização da comunidade escolar para a necessidade de realizar uma alimentação saudável, segura e inclusiva, através da implementação de técnicas que permitam adaptar refeições a pessoas com restrições alimentares, valorizando-se a inclusão social. Neste sentido, para além dos dinamizadores da atividade, esta contou também com a presença de alguns convidados, a saber: utentes da Vários – Cooperativa de Solidariedade Social de Tondela, o vice-presidente da Câmara, João Carlos Figueiredo, a diretora do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo e outros elementos da direção.

A atividade consistiu na confeção de diversas iguarias, privilegiando-se o consumo de frutos da época, adaptando-se a textura e consistência dos mesmos para que todos os participantes pudessem saborear os alimentos, independentemente das suas restrições alimentares, no respeito pela diferença e individualidade de cada um.

No cômputo geral, a atividade cumpriu os objetivos propostos, uma vez que todos participaram na mesma de forma entusiasta, saboreando as diversas ofertas gastronómicas apresentadas!

Os professores: António Semedo, Liliana Prata, Cristina Fernandes, Helena Dias e Ana Antunes

#atividades
#pes
#cidadania-e-desenvolvimento
#educacao-especial