Forums

Search results: 11

Page:  1  2  ()
Picture of AETCF
by AETCF - Wednesday, 12 June 2024, 9:21 AM
 

PARABÉNS ao aluno Martim Ferreira, da turma C do 7.º ano, pela conquista da 218.ª posição a nível nacional, na prova Canguru Matemático, na categoria Benjamim que se realizou na Escola Secundária de Molelos, no dia 22 de março. Participaram nesta categoria, a nível nacional, 11769 alunos.

Obrigada pela tua participação!
O grupo disciplinar de Matemática.

#es-molelos
#atividades
#matemática

Picture of AETCF
by AETCF - Tuesday, 28 May 2024, 7:07 PM
 

No dia 31 de maio vai decorrer, na Escola Secundária de Molelos, o "Dia Aberto à Ciência".

Irão desenvolver-se atividades, promovidas pelos grupos disciplinares do departamento de Matemática e Ciências Experimentais, pelos grupos disciplinares de Expressões, Geografia, Filosofia, Educação Física e pelo Clube Ciência Viva (dinamizadas por professores, alunos e outros intervenientes).

As atividades irão decorrer no seguinte horário:
DAS 9:30h ÀS 12:30h - Atividades/workshops para alunos do 6º e 7º anos de escolaridade;
DAS 14:00h ÀS 15:30h - Atividades/workshops para alunos do 8º e 9º anos de escolaridade;
DAS 15:40h ÀS 16:50h - Palestra "O Sol tranquilo"; para alunos do 10º e 11º anos (e quem mais quiser assistir...), dinamizada pelo Dr. Alexandre Aibeo;
17:00h - Observação astronómica do Sol.

A partir das 19:00h, as atividades alargar-se-ão a toda a comunidade educativa - alunos, pais/familiares, professores, assistentes operacionais, funcionários administrativos e outros. Estas terão início com uma observação astronómica do Sol e irão culminar com uma observação astronómica aos astros durante a noite.

Assim, convida-se toda a comunidade educativa a participar neste evento, com início às 19:00h.

#es-molelos
#atividades
#clube-ciencia-viva

Picture of AETCF
by AETCF - Sunday, 26 May 2024, 10:03 PM
 

Realizou-se no dia 22 de março mais uma edição do Canguru Matemático tendo participado alunos do sétimo ano, na categoria Benjamim, e nono ano, na categoria Cadete.

Os três alunos com as melhores pontuações obtidas a nivel de escola são:

  • 1ª posição, Martim Ferreira do 7°C;
  • 2ª posição, Rodrigo Dias do 7°A;
  • 3ª posição, Júlia Santos do 7°B.

Parabéns a todos os participantes!

#es-molelos
#atividades
#matemática

Picture of AETCF
by AETCF - Sunday, 26 May 2024, 9:52 PM
 

VENCEDORES do Concurso do Skyline-Pi, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Matemática (14 de março):

  • 1° - Sara Tavares do 9°C
  • 2° - José Cabral do 7°A
  • 3° - Isabella Borba do 8°B

Parabéns aos três premiados!
O grupo disciplinar de Matemática da Escola Secundária de Molelos.

#es-molelos
#atividades
#matemática

 

Sob o mote "A moreArte para o Amanhã", realizou-se, no passado dia 16 de abril, o 2.º Workshop na Escola Secundária de Molelos, no âmbito do projeto "Oficina de Olaria", que contou com a presença da Olaria convidada ARTAntiga, dos irmãos Luís e José Lourosa.

O projeto "Oficina de Olaria" tem, dentre os seus objetivos, a valorização do património identitário da freguesia de Molelos, sobretudo a olaria do Barro Preto, com raízes tão profundas na História das gentes de Molelos.
Referências históricas documentadas e, mais recentemente, estudos científicos, comprovam a existência de oleiros desde o século XVI na freguesia, atividade que marcou a vida dos seus antepassados, fazendo, hoje, parte do seu património.
À preocupação de manter vivo este legado, somamos também outros objetivos pedagógicos como, por exemplo, a possibilidade de oferecer aos nossos alunos um leque de atividades de enriquecimento curricular e extracurricular educativas e atrativas.

À semelhança do primeiro, este 2.º workshop, para além dos alunos inscritos na Oficina,
foi também aberto à participação de outros alunos e professores que se quiseram associar à atividade.

Apreendidas já algumas técnicas básicas do manuseamento do barro, que o oleiro Luís Lourosa tão pacientemente nos ensinou no 1º workshop, desta vez, ele quis elevar a fasquia da aprendizagem e trouxe consigo uma roda de oleiro e o resultado foi surpreendente, com a criação de algumas peças únicas e de grande beleza estética.

Uma vez mais, a recetividade e o sucesso destes momentos formativos e de convívio saudável entre alunos e professores inspira-nos a prosseguir, pois estamos certos que este tipo de atividades, numa época onde o "digital é Rei", fazem cada vez mais falta, pelo seu poder diferenciador de formar e aproximar as pessoas, de incentivar às relações interpessoais e, ao mesmo tempo, manter vivo o nosso património cultural!

Os dinamizadores da oficina,
Manuela Matos, Luís Arede,
Isabel Viegas e Paula Tavares

#oficina-de-olaria
#es-molelos
#atividades

 

Realizou-se no passado dia 22 de março a votação das propostas para o OPE-inclui na Escola Básica Prof. Dr. Carlos Mota Pinto da Lajeosa do Dão (EBL) e na Escola Secundária de Molelos (ESM). A afluência às urnas foi considerada bastante satisfatória, não se registando taxa de abstenção na EBL. Na ESM, contudo, a taxa de abstenção foi de 13,95%, resultante essencialmente do facto de um grupo significativo de alunos se encontrar em visita de estudo a Santiago de Compostela.

Na EBL, foram apresentadas 3 propostas, saindo vencedora a proposta B, que consiste na aquisição de uma mesa de matraquilhos para a sala de convívio dos alunos.

Na ESM foram apresentadas 2 propostas, saindo vencedora a proposta A, que consiste na aquisição e instalação de secadores de mãos a jato para os WC dos alunos.

O AETCF expressa o seu agradecimento a todos os alunos que participaram na elaboração das propostas e a todos os que exerceram o seu direito de voto.

#es-molelos
#eb-lajeosa
#atividades

 

Realizou-se na semana de 11 a 15 de março o concurso do SkyLine- Pi, no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Matemática (14 de março).

Os trabalhos encontram-se expostos na Biblioteca da Escola Secundária de Molelos e na Escola Básica Dr. Mota Pinto e a votação para eleger o melhor trabalho decorre até dia 22 de março. A votação está aberta a toda a comunidade escolar, presencialmente ou online.

A atividade foi dinamizada pelo Grupo Disciplinar de Matemática e contou com a colaboração da Assistente Operacional Cristina Pereira e o aluno Leonardo Ferreira do 10° CPTAT.

#es-molelos
#atividades
#matemática

Picture of AETCF
by AETCF - Tuesday, 5 March 2024, 11:25 PM
 

O Grupo Disciplinar de LE 3.ºCEB/SEC, no âmbito da comemoração do S. Valentim e dos afetos, promoveu a redação pelos alunos de mensagens positivas nas três línguas (espanhol, francês e inglês) que depois foram redigidas em fitas alusivas às cores de cada língua (amarelo para o espanhol, azul para o francês e vermelho para o inglês) e trocadas entre alunos.

A atividade permitiu trabalhar a empatia e a partilha de emoções, bem como a proficiência linguística nas três línguas.

#es-molelos
#atividades

Picture of AETCF
by AETCF - Sunday, 3 March 2024, 4:28 PM
 

Realizou-se no dia 14 de dezembro, na Escola Secundária de Molelos, o Flash mob "Sinos e sininhos de Natal", com a participação dos alunos do 6.º ao 12.º ano e restante comunidade educativa.

Esta atividade foi dinamizada pelos docentes Ana Costa, Eduardo Lima, Olga Pestana e Manuela Matos e enquadrou-se no programa do almoço convívio de Natal com o objetivo de promover a inclusão e o convívio entre todos. Colaborou também nesta atividade, a Assistente Operacional, Graça Lopes, com a elaboração de um cartaz alusivo ao Natal.

De um modo geral toda a comunidade educativa correspondeu ao apelo lançado para se fazer acompanhar de um sininho de Natal, colaborando com muito entusiasmo nas coreografias apresentadas.

#es-molelos
#atividades

Picture of AETCF
by AETCF - Saturday, 2 March 2024, 8:53 PM
 

No dia 27 de fevereiro o Miguel Figueiredo e o Salvador Duarte do 12.º A representaram os alunos do 12.º ano na sessão distrital do Parlamento dos Jovens. O tema, Viver abril na educação: caminhos para uma escola plural e participativa, convidava os alunos a apresentarem medidas de transformação da Escola. Após um debate participativo, com troca de argumentos sólidos e persuasivos, foi possível ao 12.º A e B chegar a um consenso. As duas turmas estão de parabéns pela reflexão crítica que efetuaram e consequente apresentação de medidas pragmáticas aplicáveis na escola democrática. Revelaram-se cidadãos participativos conscientes da necessidade de atuarem na sociedade atual - educação para e na cidadania.

Medidas propostas pela Escola Secundária de Molelos:

  1. Assinalar o Dia da multiculturalidade: 21 de maio, dia da diversidade.
    Numa época em que todos os dias a escola acolhe alunos de diferentes países com múltiplas singularidades, a comemoração deste dia tem como objetivo incluir imigrantes e ultrapassar dificuldades de comunicação e preconceitos/estereótipos culturais. Pretende-se, que neste dia os nossos colegas imigrantes sejam os protagonistas e apresentem os seus padrões culturais diversos.
  2. Inclusão no ensino superior de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual.
    O sistema de ensino superior só incluiu jovens com deficiências físicas e motoras, mas exclui os alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual. Propomos que à semelhança do ensino secundário haja currículos adaptados de nível do ensino superior a estes alunos através de currículo adaptado e supervisão de uma equipa multidisciplinar com formação própria ao nível da educação especial que acompanhe o percurso académico. Defendemos que esse currículo deveria ter um cariz mais prático e desenvolver competências para inserção na vida ativa.
  3. Programa de Estágios profissionais no ensino secundário dos cursos científico-humanísticos.
    Propomos oferecer a possibilidade de realizar pequenos estágios antes do acesso ao ensino superior para que os alunos possam aprofundar os seus conhecimentos e reflitam sobre as diferentes saídas profissionais. Por outro lado, se os alunos definirem objetivos e metas profissionais precocemente, a sua motivação para o estudo aumenta e melhora o seu desempenho académico.

#es-molelos
#atividades

Page:  1  2  ()