Forums

Search results: 7

Picture of AETCF
by AETCF - Wednesday, 26 June 2024, 5:05 PM
 

Com a introdução de metodologias inovadoras, os alunos aprendem conceitos matemáticos utilizando a robótica. Esta abordagem prática e interativa torna o ensino mais envolvente e eficaz.

Os alunos utilizaram calculadoras gráficas Ti-Nspire CX II - T e o TI-Innovator Rover da Texas Instruments, para resolver problemas matemáticos, o que não só facilita a compreensão de tópicos complexos como também desperta o interesse pela tecnologia e programação. Esta combinação de matemática e robótica promove o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI, como o pensamento crítico, a resolução de problemas e o trabalho em equipa.

O balanço foi muito positivo, tendo os alunos referido que aprender matemática com a robótica é muito mais divertido e que os ajuda a perceber melhor a matéria.

A professora Olga Pestana, responsável por implementar esta metodologia, há 4 anos na escola, explica: "A robótica melhora a predisposição para a aprendizagem. O contacto com o rover trouxe uma nova dimensão ao ensino da matemática. Integrando a tecnologia na sala de aula temos alunos mais motivados e participativos, ajudando-os a preparar-se para os desafios do futuro".

#matemática
#stem
#padde
#atividades

Picture of AETCF
by AETCF - Friday, 21 June 2024, 3:14 PM
 

No âmbito das atividades do PAA, na disciplina de matemática, os alunos da turma do 9°C, munidos de um astrolábio (modelo artesanal), de uma fita métrica e dos conhecimentos de Trigonometria deslocaram-se ao recinto escolar e determinaram a altura de árvores, candeeiros e até da altura de um pavilhão da escola.

O objetivo da atividade consistia em mostrar aos alunos a aplicabilidade da matemática em situações reais.
Foi considerada pelos alunos uma atividade muito interessante e diferente pela forma como lhes permitiu consolidar melhor os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

#matemática
#atividades

Picture of AETCF
by AETCF - Friday, 21 June 2024, 2:38 PM
 

No âmbito da disciplina de matemática, os alunos das turmas A, B e C do 7.° ano, da ES de Molelos, realizaram no recinto escolar uma atividade que lhes permitiu calcular a altura de árvores, candeeiros, edifícios da escola, entre outros. Com esta atividade os alunos aplicaram, numa situação real, os conhecimentos sobre a semelhança de triângulos. Para isso, usaram uma fita métrica e mediram o comprimento da sombra da árvore ou do poste, o comprimento da sombra do aluno e a altura do aluno. Através de cálculos matemáticos, determinaram as distâncias inacessíveis.

O balanço foi muito positivo, tendo a maioria dos alunos referido que "serviu para aprender melhor a matéria", que "foi muito interessante" e sobretudo que "foi muito divertido".

#matemática
#atividades

Picture of AETCF
by AETCF - Friday, 21 June 2024, 2:01 PM
 

No âmbito do Dia Aberto à Ciência, dia 31 de maio, os alunos do 7° ano e a turma do 8°B tiveram a oportunidade de operacionalizar um projeto STEM (science, technology, engineering and mathematics) da Texas Instruments, envolvendo um sensor de temperatura e o TI-Innovator HUB.

O programa escrito em linguagem Python foi adaptado para estes níveis de escolaridade pelos docentes António Semedo e Olga Pestana e foi operacionalizado pelos docentes José Ângelo Sacras e Olga Pestana.

Neste projeto foram trabalhados conceitos matemáticos, tais como a recolha de dados (temperatura corporal), a organização dos dados em classes, em tabelas de frequências absolutas e relativas, o cálculo da média e o registo das conclusões sobre o humor de cada turma. Os alunos aplicavam o sensor no dedo através de um anel (limpador de cachimbo) e de acordo com a sua temperatura, registavam o seu humor, atendendo aos valores de referência.

Foram evidentes momentos de grande cumplicidade entre os alunos e os docentes num ambiente de aprendizagem divertido e estimulante do ponto de vista pedagógico.

O feedback dos alunos foi muito positivo."

#matemática
#stem
#padde
#atividades

 

Realizou-se na semana de 11 a 15 de março o concurso do SkyLine- Pi, no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Matemática (14 de março).

Os trabalhos encontram-se expostos na Biblioteca da Escola Secundária de Molelos e na Escola Básica Dr. Mota Pinto e a votação para eleger o melhor trabalho decorre até dia 22 de março. A votação está aberta a toda a comunidade escolar, presencialmente ou online.

A atividade foi dinamizada pelo Grupo Disciplinar de Matemática e contou com a colaboração da Assistente Operacional Cristina Pereira e o aluno Leonardo Ferreira do 10° CPTAT.

#es-molelos
#atividades
#matemática

 

Destinatários: Docentes do Grupo 230 - Matemática e Ciências da Natureza
Promotores/formadores: Prof. Olga Pestana (Matemática) e Prof. António Semedo (Informática)

Atividade enquadrada no PADDE - Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola / Dimensão Pedagógica / Objetivo DP1 - Promover momentos de Formação informal no âmbito das Ferramentas Digitais

#matemática
#informática
#padde
#atividades

 

Bebras 2023

A 5ª edição do desafio Bebras – Castor Informático, realizou-se entre os dias 6 e 17 de novembro, em formato digital, tendo a Escola secundária de Molelos participado pela primeira vez com as turmas A, B e C do sétimo ano.

O desafio tem 16 anos de existência e é uma iniciativa internacional que visa promover e introduzir a informática e o pensamento computacional junto de estudantes de todas as idades, sem necessidade de experiência prévia. Por iniciativa do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Portugal é agora oficialmente um National Bebras Organizer (NBO).

A dinamização da atividade foi da responsabilidade dos grupos disciplinares de Matemática e Informática, sendo operacionalizada pelos docentes António Semedo, Nuno Rainho e Olga Pestana.

#matemática
#informática
#padde
#atividades