Forums

Search results: 2

 

No passado dia 31 de maio, os alunos do 9º ano das turmas A,B e C, da Escola Secundária de Molelos, patentearam um Ateliê de Eletricidade, no âmbito do "Dia Aberto à Ciência".

O Projeto resultou de um trabalho colaborativo entre as disciplinas de Físico-Química e de Educação Tecnológica.

Ao longo do dia abordaram-se os seguintes conteúdos científicos: Medição de grandezas físicas elétricas (tensão elétrica e resistência elétrica) recorrendo a aparelhos de medição e usando as unidades apropriadas, verificando como varia a tensão e a corrente elétrica nas associações em série e em paralelo.

Estabeleceram a relação entre correntes elétricas e tensões elétricas em diversos pontos de circuitos simples e montaram associações de recetores em série e em paralelo.

Esta atividade teve como objetivo que os alunos de 9º ano transmitissem, aos alunos visitantes (de 6º e 7º anos), num ambiente de laboratório de experimentação, informações e decisões, fazendo uso da criatividade, gerindo ideias e dando respostas, em ambiente real e de risco reduzido.

Profs: Catarina Costa, Liliana Prata e Mª Isabel Viegas

#clube-ciencia-viva
#fisico-quimica
#educação-tecnológica
#stem
#atividades

Picture of AETCF
by AETCF - Friday, 21 June 2024, 2:01 PM
 

No âmbito do Dia Aberto à Ciência, dia 31 de maio, os alunos do 7° ano e a turma do 8°B tiveram a oportunidade de operacionalizar um projeto STEM (science, technology, engineering and mathematics) da Texas Instruments, envolvendo um sensor de temperatura e o TI-Innovator HUB.

O programa escrito em linguagem Python foi adaptado para estes níveis de escolaridade pelos docentes António Semedo e Olga Pestana e foi operacionalizado pelos docentes José Ângelo Sacras e Olga Pestana.

Neste projeto foram trabalhados conceitos matemáticos, tais como a recolha de dados (temperatura corporal), a organização dos dados em classes, em tabelas de frequências absolutas e relativas, o cálculo da média e o registo das conclusões sobre o humor de cada turma. Os alunos aplicavam o sensor no dedo através de um anel (limpador de cachimbo) e de acordo com a sua temperatura, registavam o seu humor, atendendo aos valores de referência.

Foram evidentes momentos de grande cumplicidade entre os alunos e os docentes num ambiente de aprendizagem divertido e estimulante do ponto de vista pedagógico.

O feedback dos alunos foi muito positivo."

#matemática
#stem
#padde
#atividades