No dia 29 de maio, pelas 18h o Jardim de Infância de Tondela recebeu a escritora Joana da Rocha Mota autora do livro "A Casa Amarela tem mais do que janelas".
O desafio intitulado "Tertúlia para Pais" foi lançado às famílias das crianças que frequentam o Jardim de Infância. Foram mais de noventa minutos de uma conversa repleta de emoções e a certeza de que, naquele momento, não queríamos estar noutro lugar. Apesar de haver outras pessoas, outras circunstâncias que precisavam de nós, era bom sentir que o mundo tinha parado lá fora, ou então que o mundo podia continuar, sem nós.
A Joana, com a sua forma tão ímpar de nos ouvir e perceber, acabou por dar colo a cada mãe que estava presente, sem julgamentos ou imposições. Afinal, aquele pedacinho de tempo era nosso ...
O livro "A Casa Amarela tem mais do que janelas", serviu de mote para refletirmos sobre algo tão valioso que todas tínhamos em comum "a maternidade". A personagem "Quico" pode ser o filho que todas temos em casa e que tantos desafios, incertezas nos colocam diariamente. "Abeiramo-nos do outro exige respeito pelos seus medos e desejos".
Quantas vezes a correria do dia a dia não nos permite perceber porque o Quico, o Diogo ou o Duarte não querem entrar numa casa amarela, que pode ser branca ou verde? A nós pais, basta-nos "o instinto de bondade para levá-los onde quiserem". Mesmo que os outros achem que "Se fosse meu filho...". Mas não é.., não são, porque há muitas mães, muitos filhos, noutros lugares que acreditam que "Cada criança tem o seu tempo e cada adulto deve percebê-lo."
E este encontro soube a tão pouco, Joana.... Queremos e vamos repetir, porque o que é bom, deve ser partilhado.
O Jardim de Infância de Tondela agradece a todas as mães presentes e à escritora Joana Mota da Rocha, pela sua disponibilidade e carinho "sem condição".