No âmbito da implementação do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) no Pré-escolar e sob o tema "A organização do ambiente educativo em função da linguagem", apresentamos alguns trabalhos que culminam na comemoração do Dia Mundial do Ambiente, que se comemora a 5 de junho.
A planificação construída ao longo do ano letivo de 2023_2024 foi alicerçada numa multiplicidade de estratégias e recursos multimodais elaborados à luz dos três princípios do DUA que permitiu esbater barreiras identificadas. A planificação foi ancorada no tema aglutinador " Pés e mãos na terra", como expressam os vários Projetos Curriculares de Grupo (PCG).
As várias sessões ao longo do ano letivo, de índole prática, reflexiva e assentes na metodologia da investigação-ação basearam-se num verdadeiro trabalho colaborativo, articulado com o projeto: "Desenvolver para Saber Ser I", e no plano de ação da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI).
Este trabalho contou com a presença dos educadores dos Jardins de Infância pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo, da terapeuta da fala Inês Calheiros, da coordenadora e da psicóloga da EMAEI.