Notícias

 
 
Fotografia de AETCF
Ação de sensibilização e informação " As olarias de cerâmica preta de Molelos" no âmbito do Projeto Ilídio Pinho
por AETCF - Quarta, 7 Maio 2014, 22:52
 

Realizou-se, na Biblioteca da Escola Básica, uma sessão de sensibilização e de informação no âmbito do projeto “ Em busca do barro perdido para projetar o futuro”, relativo ao Prémio Fundação Ilídio Pinho.

Com vista a dar início às saídas de campo aos locais de extração das argilas e às diversas olarias, foi dinamizada, pelo Dr. Hélder Abraços, Técnico Superior do Município de Tondela, uma sessão de informação relativa à origem do barro preto de Molelos, à evolução histórica das diversas modalidades de extração e conceção das peças, bem como as suas propriedades químicas e potencialidades terapêuticas. Além dos alunos da turma do 6º A que está a dinamizar o projeto, estiveram presentes alguns professores da turma e ainda alguns elementos da equipa da biblioteca.
Com este projeto, pretende-se ajudar a despertar a consciência dos alunos, para a descoberta do meio que os rodeia, a importância da ciência e da responsabilidade que lhes cabe, em utilizar bem os recursos naturais, criando um mundo sustentável e potenciador da economia local e nacional.
Pela recetividade da assistência, foi uma sessão muito interessante, enriquecedora e motivadora, a qual proporcionou aos presentes um conhecimento diversificado das potencialidades daquele recurso natural local.
Salientou-se que as gerações de outrora, servindo-se das argilas existentes na região, assim como, da sua excelente plasticidade, criaram objetos de barro, importantes na sua vida do quotidiano e também na economia local. As crescentes necessidades do mercado, levaram ao desenvolvimento da atividade artesanal, que tem perdurado ao longo do tempo, sendo visível a evolução das peças criadas e a sua utilização diversificada.
A loiça preta era utilizada para conservar os cereais, azeitona e azeite, para levar ao fogo e cozinhar alimentos, para armazenar líquidos como água e vinho, ou ainda para serem servidas à mesa, a louça preta manteve, ao longo dos tempos, o seu papel imprescindível na vida das populações.

 

Ver mais aqui.