Notícias

 
 
Fotografia de AETCF
(Con)Viver com a Diferença na ESM
por AETCF - Quarta, 21 Janeiro 2026, 12:07
 

Tendo como ponto de partida o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado anualmente a 3 de dezembro, e enquadrando-se nos Direitos Humanos, realizou-se, no dia 16 de janeiro, na Escola Secundária de Molelos, a atividade “(Con)Viver com a Diferença”, dinamizada pelo Departamento de Educação Especial e dirigida aos alunos do ensino secundário.
Esta iniciativa teve como principal objetivo sensibilizar os alunos para a diferença, promovendo uma cultura de respeito, inclusão e igualdade de oportunidades. Procurou-se, igualmente, fomentar atitudes cívicas responsáveis, através do reconhecimento das potencialidades, talentos e competências das pessoas com deficiência, contribuindo para a desconstrução de estereótipos e preconceitos ainda presentes na sociedade e valorizando a diversidade humana como fator de enriquecimento individual e coletivo.
No decorrer da atividade, realizaram-se demonstrações de pintura ao vivo, acompanhadas de uma palestra em formato de perguntas e respostas, com a artista Maria de Lurdes Oliveira, pintora com o pé e membro da Associação de Artistas Pintores com a Boca e o Pé. Ao longo da sua intervenção, a artista partilhou o seu percurso pessoal e profissional, dando testemunho dos desafios vencidos, das dificuldades superadas e das estratégias de adaptação encontradas, explicando de que forma a arte se tornou um meio de expressão, autonomia e realização pessoal e profissional. Com grande mestria, conseguiu cativar e envolver o público presente.
O testemunho da Dona Maria de Lurdes constituiu um momento profundamente inspirador, evidenciando que não são as limitações físicas que nos definem, mas antes a perceção que temos das nossas limitações e, sobretudo, das nossas capacidades. Através da arte, demonstrou que é possível transformar obstáculos em oportunidades, afirmando o talento, a criatividade e a determinação como pilares fundamentais da realização pessoal.
No final, os alunos foram desafiados a construir coletivamente um mural pintando com a boca, sendo que a manhã se revelou enriquecedora e pedagogicamente significativa, contribuindo para a formação integral dos alunos enquanto cidadãos conscientes, solidários e comprometidos com os valores da inclusão, diversidade e respeito pelos Direitos Humanos, incentivando a uma visão mais humana, empática e inclusiva da sociedade.
Um bem-haja à Dona Maria de Lurdes e a todos os que participaram, contribuindo para o sucesso desta iniciativa.
O Departamento de Educação Especial