Mais uma vez, os alunos da Escola Secundária de Molelos participaram numa memorável Viagem de Estudo ao Parlamento Europeu durante a última pausa letiva ao.
Um grupo 38 alunos dos diferentes anos de escolaridade 7º, 8º, 9º e 10º ano, acompanhados pelos professores, corajosos, Fernanda Coimbra, Paula Aresta e Conceição Elias dedicaram-se, afincadamente, à preparação desta viagem que teve como ponto central a Região da Alsácia.
O roteiro traçado foi pensado ao pormenor e faseado para permitir aprendizagens em contextos diferentes, marcantes e enriquecedores.
O parque temático do Futuroscope ligado à Ciência e Tecnologia, com atrações futurísticas, permitiu libertar “energias”, proporcionar aventuras interativas ligadas à mais alta tecnologia (robótica, projeção 3D e 4D e outros atrativos audiovisuais) que foram vivenciadas e que deslumbraram os nossos jovens com emoções fortes e espetaculares.
As cidades de Estrasburgo e Colmar, surpreenderam, efusivamente, a comitiva que se deixou encantar pelas casas multicolores com as suas fachadas em madeira ao estilo enxaimel e rodeadas por canais, destacando-se, também as catedrais e as ruelas pejadas de gente oriunda de diferentes pontos do mundo.
O ponto central desta viagem, o Parlamento Europeu, possibilitou um momento único, grandioso e marcante para os nossos jovens alunos, evidenciando-se a “aula de cidadania europeia“ proporcionada pelo eurodeputado, Dr. Fernando Ruas que com um discurso simples, mas muito próximo, cativou todo o grupo.
Durante a visita ao espaço físico deste local destaca-se a participação na última sessão plenária do mandato vigente na bancada do Hemiciclo onde os alunos absorviam, concentradíssimos, toda a informação relativa às diferentes intervenções dos eurodeputados.
Para último, a visita ao Campo de Concentração de Natzweiller/ Struthof, único campo nazi localizado em território francês.
Bem visível o crematório, o laboratório utilizado para experiencias médicas, estudos anatómicos e onde um significante número de prisioneiros, oriundo de vários países, foram cobaias para testar novos gases letais.
A visita decorreu num quase total silêncio interrompido, apenas, pelas questões pertinentes que os alunos iam colocando fazendo eco da desumanização e da barbárie que ali se praticou.
A finalidade e os objetivos foram amplamente e atingidas as múltiplas potencialidades pedagógicas e formativas proporcionaram uma aprendizagem extremamente rica fora de um contexto escolar quer a nível pessoal e social quer a nível da responsabilidade e civismo demonstrado.
Seguidamente, alguns testemunhos relatados pelos alunos:
“ …. Foi mais uma experiência magnifica por terras francófonas…uma oportunidade única de conhecer o Parlamento Europeu em Estrasburgo, coração da União Europeia.
…uma oportunidade de conhecer a cultura, património e história que fazem parte dos tesouros da humanidade…. Em duas palavras: viagem memorável!”
“….gostaria também de reforçar a energia e o companheirismo espetacular que se sentiu durante esta viagem entre alunos, de vários anos, e também com os professores….. uma experiência mágica para todos aqueles que puderam participar onde se experienciaram momentos divertidos e enriquecedores, criando memórias completamente inesquecíveis.”
“ Esta viagem foi muito enriquecedora em todos os sentidos pois ganhei conhecimentos que não tinha, ganhei novas experiências e mais responsabilidade….Acho que não há palavras para descrever esta viagem e repetia –a vezes sem conta”.
Os Professores responsáveis
Fernanda Coimbra
Paula Aresta
Ver mais no Jornal Online Pingos Online sobre: