Notícias

 
 
Fotografia de AETCF
Orçamento Participativo das Escolas (OPE) 2020
por AETCF - Quarta, 29 Janeiro 2020, 16:24
 

Está formalmente lançado o Orçamento Participativo das Escolas para 2020.

Esta é uma das boas ideias criadas por este Ministério da Educação que leva alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário a pensar em projetos exequíveis para a sua escola.

Pelo quarto ano consecutivo, os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguirem os votos dos colegas! Trata-se de um processo democrático que acontece em cada escola.

Podes apresentar a tua proposta aqui até ao fim do mês de fevereiro ou então entregar na secretaria da tua escola.

No início de março as propostas apresentadas serão avaliadas pelo coordenador do projeto na tua escola, e as que forem validadas ficarão disponíveis aqui.

A divulgação e o debate das propostas deve decorrer nos dez dias úteis anteriores à votação, que terá lugar no dia 24 de março, Dia do Estudante. Só poderão ir a votos as propostas que contem com a subscrição de, pelo menos, 5% dos estudantes do 3.º ciclo e/ou do ensino secundário. Será neste dia que os alunos do 3º ciclo e ensino secundário irão escolher qual a melhor ideia para a sua escola.

O Regulamento deste projeto foi publicado, no Diário da República, em anexo ao Despacho n.º 436-A/2017 e pode também ser consultado aqui, na página do Orçamento Participativo das Escolas de 2020.

Podem ser encontrados aqui diversos materiais de apoio e de divulgação ao OPE e aqui as perguntas e respostas sobre este projeto.

Também poderá ver aqui o histórico das  ediões anteriores.

Carregar nos links:

 

 

Ver no jornal Pingos Online tudo sobre o OPE