Forums

Search results: 2

 

No âmbito da implementação do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) no Pré-escolar e sob o tema "A organização do ambiente educativo em função da linguagem", apresentamos alguns trabalhos que culminam na comemoração do Dia Mundial do Ambiente, que se comemora a 5 de junho.

A planificação construída ao longo do ano letivo de 2023_2024 foi alicerçada numa multiplicidade de estratégias e recursos multimodais elaborados à luz dos três princípios do DUA que permitiu esbater barreiras identificadas. A planificação foi ancorada no tema aglutinador " Pés e mãos na terra", como expressam os vários Projetos Curriculares de Grupo (PCG).

As várias sessões ao longo do ano letivo, de índole prática, reflexiva e assentes na metodologia da investigação-ação basearam-se num verdadeiro trabalho colaborativo, articulado com o projeto: "Desenvolver para Saber Ser I", e no plano de ação da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI).

Este trabalho contou com a presença dos educadores dos Jardins de Infância pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo, da terapeuta da fala Inês Calheiros, da coordenadora e da psicóloga da EMAEI.

#atividades
#emaei
#educação-inclusiva
#pre-escolar

 

No dia 14 de julho decorreu na Escola-Sede do Agrupamento a 3ª sessão do Projeto: "Organização do ambiente educativo em função da linguagem", que terá continuidade no próximo ano letivo e que visa implementar a opção metodológica - Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) na educação pré-escolar. Trata-se de uma metodologia inovadora que potencia o sucesso das aprendizagens para todos os alunos, portanto incide numa base universal da abordagem multinível, conforme o estipulado no Decreto-lei nº 54/2018, de 6 de julho, na sua redação atual.

A atividade contou com a presença de 14 educadores e foi dinamizada pela coordenadora da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, Manuela Alves, pela psicóloga do Agrupamento, Margarida Leonardo e pela terapeuta da fala afeta ao Projeto "Desenvolver para Saber Ser I", Inês Calheiros.

O balanço foi muito positivo!

#EMAEI
#educação-inclusiva
#projetos